Mais um mistério que vem de longe, e mais uma peça colocada no complexo edifício da sua explicação: como é que em Marte, com uma atmosfera tão ténue, existem dunas, e como é que elas se movem? Um novo estudo determinou as regiões em que as dunas marcianas avançam mais velozmente (ou menos lentamente…) e procurou identificar os factores que o permitem – e descobriu que não são os que se poderiam encontrar na Terra. Entre os principais, está a temperatura na superfície, que influencia o aquecimento local da atmosfera, criando ventos.

1879: Nasceu Milutin Milankovic. Os seus estudos sobre o papel da dinâmica orbital na evolução do clima terrestre tornaram-no imortal, já que resultaram no conceito de ciclos de Milankovic cuja validade foi demonstrada por vários estudos sobre a evolução das temperaturas na Terra.

1959: O foguetão americano Jupiter é lançado num voo suborbital; a bordo seguem dois macacos: Able e Baker. Os primeiros primatas no espaço eram de espécies diferentes, e também tiveram sortes diferentes: embora ambos tenham regressado de boa saúde, Able (uma rhesus) morreu poucos dias depois, em consequência de uma anestesia para procedimentos médicos.

1971: A URSS lança a Mars 3. Esta sonda gémea da Mars 2 conseguiu fazer descer suavemente até à superfície do planeta vermelho o seu módulo de descida, mas este deixou de emitir dados poucos segundos depois. O módulo orbital funcionou durante vários meses.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]