Começa hoje em Washington, nos EUA, uma reunião com um título sugestivo: Humans to Mars 2019; as discussões centram-se no objectivo de levar a Humanidade até ao planeta Vermelho nos próximos 20 anos. Participam administradores, cientistas, astronautas. Muitas ideias vão ser apresentadas e debatidas. Para o ano há mais.

Entretanto, a Blue Origin revelou recentemente os seus planos para viagens até à Lua, com um módulo de grandes dimensões. Jeff Bezos falou das suas ambições, que incluem também dar os primeiros passos para a criação de grandes colónias no espaço, segundo o modelo de O’Neill (algo semelhante ao que se pode ver no filme Elysium).

E o espaço, ou melhor, a Lua foi também alvo de interesse no Congresso Mundial dos… Túneis. A necessidade de escavar na Lua para criar zonas de habitação com algum grau de protecção quanto a impactos e radiação começa a despertar a atenção, e os desafios que tal tarefa representa surgem como uma oportunidade de desenvolvimento da tecnologia.

1973: Foi lançado o Skylab, a primeira estação orbital americana. Para tal, foi pela última vez usado um foguetão Saturn V. A estação sofreu alguns danos durante o lançamento, e foi ocupada sucessivamente por três tripulações até 1974. Despenhou-se na atmosfera terrestre em 1979.

2009: A ESA lançou dois observatórios espaciais: o Herschel, um telescópio de infravermelhos, e o Planck, que investigou a radiação cósmica de fundo, na banda das micro-ondas.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]