Um estudo recente oferece uma explicação para a semelhança química global da Lua com a Terra: quando se deu a colisão entre a proto-Terra e Theia, a primeira estava coberta por um oceano de magma, enquanto a segunda seria um corpo sólido. Desta forma, uma boa parte do magma terrestre acabaria em órbita, dando origem a uma Lua aparentada com a Terra. Claro que estamos a falar de hipóteses, modelos, simulações. Que é como quem diz: as coisas podem ter sido assim. Ou não.

Em 2029, o asteróide Apophis passará perto da Terra; aliás, em termos cósmicos, muuuuito perto. Começam-se já a planear observações, análises… e uma possível visita a este objecto de cerca de 340 metros. Uma das questões prementes é saber como esta passagem próxima vai afectar a órbita do asteróide…

1925: Nasceu Scott Carpenter, que efectuou o segundo voo orbital americano em Maio de 1962, na cápsula Aurora 7 do programa Mercury. Foi a sua única viagem ao espaço. Mais tarde, Carpenter passou 30 dias numa base subaquática, tendo assim visitado dois ambientes extremos e hostis à vida humana.

1932: Na sua última aparição radiofónica, Tsiolkovsky prevê que daí a 20 ou 30 anos a Humanidade alcançará o espaço, usando foguetões de vários andares.

1936: O alemão von Braun entra para a Luftwaffe, onde recebe treino de pilotagem…

1937: O mesmo von Braun junta-se ao partido Nazi…

1940: E é promovido no seio das SS, de que fazia parte desde há alguns anos (uma questão delicada e que nunca foi esclarecida).

1958: Na URSS, Korolev resolve descartar voos sub-orbitais e avançar para missões orbitais tripuladas.

1959: É criado o Goddard Space Flight Center, no Maryland. Este centro de pesquisa da NASA é baptizado em honra do grande pioneiro americano Robert H. Goddard.

1960: Um avião espião U2 americano é abatido sobre a URSS; era pilotado por Gary Powers.

1970: A China seleccciona um grupo de candidatos para o seu primeiro voo espacial. Os 20 homens nunca chegam ao espaço, e o programa é cancelado em 1971.

1971: O orçamento da NASA sofre alguns estrangulamentos, e o programa de desenvolvimento do space shuttle sofre severas restrições.

1974: Na URSS decide-se cancelar definitivamente o programa N1. O grande foguetão tinha problemas desde a origem, mas se esses pudessem ser ultrapassados (com mais algus testes), a URSS poderia ter condições para várias missões de grande impacto, como uma base lunar, uma estação orbital, e a recolha de amostras marcianas, que lhe permitiriam ultrapassar os EUA na corrida espacial. Dois anos depois, os envolvidos no programa tentam ressuscitá-lo, mas não conseguem sucesso.

1988: Morreu Robert A. Heinlein, conhecido autor de ficção científica. Um dos grandes nomes do género, defensor da exploração espacial, de preferência ligada à actividade militar. É citado como influência nas carreiras de muitos engenheiros que cresceram a ler os livros que escreveu na “Idade do Ouro” da FC (catorze, como toda a gente sabe…). Algumas das suas obras reflectem claramente as posições políticas e sociais do autor, que alguns consideram repelentes e outros apoiam sem reservas.

1989: A Itália selecciona três candidatos ao treino para viajar até à estação orbital Mir.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]