1949: Nasceu Judith Resnick. A astronauta americana foi a quarta mulher a chegar ao espaço (e segunda da sua nacionalidade). Em 1986 fazia parte da tripulação do space shuttle Challenger, e pereceu com o resto da equipa quando a nave se desintegrou após o lançamento.

1950: Nasceu Ramon Chang-Diaz. Este astronauta americano, nascido na Costa Rica, é um dos detentores do recorde de viagens ao espaço: realizou sete, todos no space shuttle, durante as quais passou um total de cerca de 67 dias em órbita.

1975: Um lançamento soviético de uma Soyuz a caminho da estação orbital Salyut 4 corre mal. Após alguns minutos de voo, e a um altitude de 145 km, a separação do segundo andar não se dá como previsto, e a missão é abortada. A cápsula de reentrada com os dois cosmonautas dispara em direcção ao solo, atingindo uma aceleração de 21 g! Ainda assim, os pára-quedas abrem e reduzem a velocidade do impacto, que se dá numa encosta coberta de neve, algures no oriente da Rússia. A cápusla rola e quase cai num precipício, e os cosmonautas passam algum tempo convencidos de que estão na China. Acabam por ser recuperados no dia seguinte. Um deles sofre mazelas permanentes devido à fortíssima aceleração.

1990: Primeiro lançamento do foguetão Pegasus, que é lançado a partir de um avião a cerca de 12 km de altitude e pode colocar em órbita perto de meia tonelada. Apesar de alguns falhanços, continua no activo (numa configuração algo diferente). O último lançamento ocorreu em 2016.

2004: Neste dia, o rover Spirit completa três meses em actividade na superfície de Marte – o tempo previsto para a fase primária da missão. A partir daí, tudo seriam extensões dessa missão. O rover sobreviveu até Março de 2010, altura em que, já preso na areia marciana havia alguns meses, deixou de comunicar com a Terra. As tentativas de o contactar prosseguiram até Maio de 2011, altura em que foi declarado o fim da missão.

Na actualidade, a Boeing, a braços com os problemas sérios do seu 737 MAX, anunciou o adiamento do primeiro teste de voo da sua cápsula Starliner – que foi pensada para levar astronautas até à ISS. Oficialmente, este atraso deve-se aos problemas para encontrar uma vaga para proceder ao lançamento… Entretanto, a Space X conduziu o seu teste e espera-se que seja anunciada a data para o primeiro voo tripulado. Mais ainda, a Starhopper, protótipo de testes da futura Starship, executou o seu primeiro “salto”, demonstrando a capacidade dos motores. Elon Musk continua a dar passos na sua audaz campanha para revolucionar o acesso ao espaço.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]