Hoje segue mais uma cápsula repleta de abastecimentos para a ISS.  A Cygnus será lançada por um foguetão Antares, por volta das 20.45. O evento poderá ser seguido ao vivo.

A NASA foi encarregada pela administração americana da missão de levar astronautas à Lua daqui a cinco anos. Como sempre, trata-se de um problema de recursos e vontade política. Trump quer deixar o seu nome ligado à exploração espacial… A realidade será complicada, mesmo com recurso aos privados e a colaboradores internacionais (estes nunca deixarão de ser vistos como actores menores num esforço e numa proeza americana), já que existem vários planos, lançadores e cápsulas em desenvolvimento, e será preciso antes de mais avaliar o que é realista e articulável.

Quanto à conquista do Universo, más notícias para quem se deixou encantar pelo filme Interstellar: um estudo teórico (evidentemente) recente aponta para a existência de portais ou “buracos de minhoca”… mas conclui que viajar através deles será ainda mais lento do que pelos caminhos “normais”…

1967: Foi lançada a sonda automática Surveyor 3, que pousou na Lua três dias depois. Tinha um braço articulado que lhe permitiu colher amostras de solo lunar, das quais foram obtidas imagens para envio para a Terra. Anos depois, a sonda foi visitada pelos astronautas da Apollo 12, que aterrou a curta distância – é a única sonda que foi visitada por humanos noutro corpo planetário.

1970: Os astronautas da missão Apollo 13 regressaram à Terra, depois da sua malfadada viagem à Lua. A explosão do tanque de oxigénio no dia 14 obrigou ao cancelamento das actividades planeadas e à adopção de um plano de emergência para preserver a vida dos tripulantes. A cápsula rodeou a Lua e regressou à Terra – apesar da missão lunar falhada, foi um verdadeiro sucesso o facto de ter conseguido fazer regressar os astronautas à Terra sãos e salvos.

Classificação dos leitores
[Total: 3 Média: 5]