Na ISS, fazem-se preparativos para o regresso da Crew Dragon à Terra. Hoje à tarde, a escotilha da cápsula vai ser encerrada; a NASA TV transmite em directo, por volta das 17.15. Amanhã, bem cedo, a cápsula deixará a estação.

Em 1969, no decorrer da missão Apollo 9 (toda ela realizada em órbita terrestre), a NASA testa o módulo lunar: separa-se dos módulos de commando e serviço, afasta-se e depois usa o andar de ascensão para regressar e acoplar de novo, como seria necessário daí a poucos meses nas missões lunares.

Em 1970, o então presidente americano Nixon anuncia os objectivos futuros para o programa espacial da nação: exploração da Lua, dos planetas e do Universo, redução de custos, permanência humana no espaço, aplicações tecnológicas, cooperação internacional. Enunciar estes princípios continuaria a soar bem hoje em dia. E o preço (das palavras) continua barato.

Em 2009 foi lançado um observatório espacial que depressa deixou bem marcado o seu nome na história. O Kepler era um telescópio dedicado à procura de planetas extra-solares. Ao longo de nove anos de trabalho, detectou mais de 2500 planetas (entre cerca do dobro de candidatos). A missão terminou oficialmente a 15 de Novembro de 2018 – 388 anos depois da morte do homem que lhe deu nome.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 4.5]