Em 1937, há 82 anos, nasceu na URSS Valentina Tereshkova. Em Junho de 1963, aos 26 anos, tornou-se a primeira mulher a realizar um voo orbital, na Vostok 6. Permaneceu no espaço por três dias (mais do que o tempo somado de todos os voos americanos até então). Foi o único voo da história realizado a solo por uma mulher. Especialista em saltos de pára-quedas, Tereshkova não tinha uma carreira militar e, apesar de ter sido incorporada de forma honorífica na Força Aérea, foi também a primeira civil a alcançar o espaço.

Dez anos antes, em 1927, no mesmo dia, tinha nascido Gordon Cooper, astronauta americano do programa Mercury, que tripulou a última das missões desse ciclo, em Maio de 1963, passando mais de um dia no espaço – foi a última missão americana com um único astronauta a bordo. Cooper voltou ao espaço no programa Gemini, mas nunca voou nas missões Apollo, e acabou por se reformar da NASA em 1970.

Em 1986, a sonda soviética VeGa 1 sobrevoou (a perto de 9000 km de distância) o cometa Halley, obtendo dados e imagens do núcleo.

Em 2015, a sonda americana Dawn entrou em órbita do planeta-anão e asteróide Ceres. Não foi o primeiro objecto da Cintura de Asteróides a ser visitado, nem sequer a ser orbitado, já que a Dawn tinha estado antes em órbita de Vesta. Mas foi o primeiro planeta-anão a ser observado de perto, já que Plutão só foi sobrevoado pela New Horizons uns meses mais tarde. A Dawn, entretanto, terminou a sua missão, embora ainda esteja algures em torno de Ceres.

Em Marte, concluiu-se que a “toupeira” da InSIGHT se cravou apenas umas dezenas de centímetros no solo marciano antes de se deter – aparentemente por ter esbarrado numa pedra. Nos testes feitos antes do lançamento, na Terra, esta situação foi experimentada, e resolvida. Mas em Marte as coisas são mais difíceis, e tudo está parado enquanto a situação está a ser estudada.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]