Continuam os lançamentos. Hoje é a Arianespace que lança um Soyuz da Guiana, para colocar em órbita 10 satélites de comunicações, parte da constelação OneWeb. Ops… não: foi anunciado um adiamento. Nada de extraordinário neste campo.

Entretanto, a sonda japonesa Hayabusa 2 faz hoje a primeira tentativa de recolha de amostras no asteróide Ryugu. Esta tentativa foi adiada alguns meses, depois de se verificar que as características da superfície não eram exactamente as pprevistas. Depois de alcançar a superfície, a sonda dispara um projéctil, de forma a obter uma pequena nuvem de poeiras e fragmentos de onde a amostra pode ser colhida. Esperemos que a missão continue com todo o sucesso.

Em 1966, a URSS lançou mais um satélite da série Cosmos. Este permitiu estabelecer um recorde para a permanência de cães no espaço: 22 dias. Foram dois que partilharam esta aventura: Veterok e Ugolyok. Só em 1971 os humanos conseguiriam melhorar este marco estabelecido pelos seus melhores amigos.

O Enterprise, space shuttle sem motores, cumpriu em 1977 o segundo voo de teste às cavalitas de um Boeing 747 preparado para tal. Ainda não foi desta que a nave experimentou as próprias asas.

Em 1978 foi lançado o primeiro satélite do sistema GPS, ainda como teste. O sistema é propriedade do governo americano, e tem vindo a ser melhorado ao longo dos anos. Hoje em dia tem concorrência de peso, com sistemas independentes de origem europeia, russa, e chinesa.

Opotunidade de trabalho em Madrid, no CAB (Centro de Astrobiologia) da ESA: três lugares de pos-doc para estudar Marte, sob orientação de Alberto Fairén, no quadro do projecto MarsFirstWater.

E uma discussão importante: não deveriam ser criadas regras para proteger os vestígios deixados por Armstrong e Aldrin na primeira missão lunar tripulada? Parece evidente – mas todos sabemos que, aqui na Terra, o respeito pelas marcas culturais e históricas não é propriamente notável… O que se passa é que, nesta altura, qualquer um (enfim, maneira de dizer…) pode alterar ou apagar essas marcas sem cometer uma ilegalidade. Um apelo para a protecção do local pode ser lido aqui (em inglês).

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]