Há 57 anos, John Glenn tornou-se o primeiro americano a orbitar a Terra na missão Friendship 7, terceiro voo tripulado do programa Mercury. Ao fim de três órbitas e quase cinco horas de missão, a cápsula amarou no Atlântico. Glenn só saiu da cápsula depois dela ter sido retirada da água pelo destroyer Noa. Um ano depois, após uma viagem pelo mundo (a “quarta órbita”), foi depositada no Smithsonian.

E três anos depois, em 1965, a Ranger 8 despenha-se na Lua, como programado, mas apenas depois de enviar mais de 7000 imagens da superfície lunar. Foi a segunda missão de êxito deste programa, pensado para recolher informação sobre a paisagem lunar e começar a preparar a chegada humana ao satélite.

Hoje em dia, toda a gente pode saber como está o tempo… em Marte, no local de aterragem da InSIGHT. Os instrumentos da sonda estão a recolher permanentemente dados sobre temperatura e vento na área, que podem ser vistos aqui. Já não há desculpa para sair da base sem um agasalho…

E quem quiser participar numa investigação astronómica sem gastar anos a obter um doutoramento na área pode juntar-se ao projecto Backyard Worlds, que precisa de voluntários para procurar objectos desconhecidos no Sistema Solar e suas redondezas. O projecto é relançado esta semana.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]