Era uma vez um planeta que era anão mas não sabia – porque ninguém tinha pensado nisso. Em 1930, no Lowell Observatory, perto de Flagstaff, Clyde Tombaugh descobriu Plutão, ao fim de um longo e dedicado esforço. Na altura pensou-se que poderia ser um planeta de grandes dimensões mas, à medida que os anos passavam e se conseguia mais informação, Plutão foi-se “tornando” mais pequeno, até se ver envolvido num jogo de comparações com o recém-descoberto Eris e acabar por se ver classificado como planeta-anão. Como nunca me canso de repetir, não foi a primeira vez que um objecto primeiro classificado como planeta se viu “despromovido” – o mesmo sucedeu com Ceres e os maiores asteróides no século XIX.

Em 1977, o protótipo de space shuttle Enterprise (será que lhe podemos chamar space-shuttle-anão?) fez o primeiro voo, mas preso às costas de um 747. Realizou depois mais alguns voos de teste, mas nunca chegou ao espaço (nem sequer tinha motores).

Notícias lunáticas: era suposto que a primeira missão lunar privada tivesse início na próxima madrugada. Um Falcon da Space X vai colocar em órbita alguns satélites, e uma sonda de uma companhia israelita que deverá chegar à superfície lunar daqui a algumas semanas; porém, o lançamento foi adiado por alguns dias. Entretanto, também Taiwan anuncia que tem planos para enviar uma sonda à Lua, daqui a poucos anos. Para já, nomes chineses foram oficialmente dados (ou seja, aprovados pela IAU) a vários locais na região de aterragem lunar da sonda Chang’e 4. Quanto aos planos americanos de criação de uma estação orbital, prosseguem, mas continua sem ser bem esclarecido o grau de participação internacional, nomeadamente o da Rússia. A ideia actual é de ter astronautas na superfície em 2028, com ajuda (paga, claro) de companhias privadas.

E o ex-astronauta Mike Kelly (o gémeo que ficou na Terra enquanto Scott Kelly passou quase um ano no espaço) anunciou que vai candidatar-se a um lugar no Senado americano, na eleição que terá lugar no Arizona (para voltarmos a esse magnífico estado americano), para saber quem vai ocupar o lugar do falecido senador republicano John McCain.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]