Detalhes da chegada da Chang’e 4 à superfície lunar: dada a topografia acidentada, a descida foi feita quase na vertical, mas a sonda pairou por momentos a analisar a área escolhida, para seleccionar um ponto sem rochedos ou crateras. A dois metros da superfície, os motores foram desligados e o choque da aterragem absorvido pelas pernas da sonda. Entretanto, o rover Yutu 2 já desceu do seu lugar de armazenagem.

Em 1970, a NASA anunciou formalmente o cancelamento da missão Apollo 20. A razão apresentada tinha muito a ver com aquilo com que se compram os melões… mas há muito quem sugira que o desinvestimento no programa de exploração lunar já vinha bem de trás, do momento em que se tornou claro que a corrida com os soviéticos ia terminar com um triunfo americano.

Continuando na Lua, também a Índia tem pronta uma nova missão ao nosso satélite, que também inclui um rover. Na realidade, estava para ser lançada por estes dias, mas foi adiada. O que não impede a ISRO, agência espacial indiana, de programar mais de 30 lançamentos para este ano.

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]