Hoje temos mais um daqueles curiosos casos de assincronia aparente… Os EUA lançaram o seu primeiro satélite, o Explorer 1, no dia 31 de Janeiro de 1958, às 22.48 – mas na realidade foi no dia 1 de Fevereiro, às 03.48, UTC. O caso é mais curioso quando se fala da Apollo 11, mas aí é de facto mais fácil de resolver. Falaremos disso quando lá chegarmos… Para já, fica a lembrança de que este primeiro satélite americano descobriu as Cinturas de Van Allen.

Em 1961 foi feito o último teste do projecto Mercury antes dos voos tripulados. A bordo seguia o Ham, um chimpanzé, que voou pouco mais de um quarto de hora, durante os quais passou cerca de seis minutos em imponderabilidade. Na descida suportou quase 15 g. A cápsula sofreu danos na amaragem, e a água começou a entrar, mas foi recuperada a tempo, e o Ham viveu até 1983. No entanto, um teste visual mostrou que não lhe tinham ficado boas recordações da Aventura.

Em 1966, a URSS lançou a Luna 9. Foi a primeira sonda lunar a aterrar (em vez de embater) na superfície da Lua, e enviou imagens da paisagem em redor, no Oceano das Tempestades (Oceanus Procellarum).

Cinco anos depois, ocorreu o lançamento da missão Apollo 14, a terceira a colocar astronautas na superfície do satélite natural da Terra: Alan Shepard e Stuart Roosa. Edgar Mitchell foi o homem que permaneceu em órbita. A missão foi adiada quatro meses devido ao que tinha acontecido com a Apollo 13.

Entretanto, em 1967, foi neste dia que tiveram lugar os funerais dos três astronautas falecidos no incêndio da Apollo 204 (depois rebaptizada Apollo 1). Grissom e Chaffee foram sepultados em Arlington, White em West Point.

Em 1969, nos EUA procuram-se ideias para dar uma dimensão internacional à primeira aterragem na Lua – chegou a ser proposto colocar uma bandeira das Nações Unidas em conjunto com a dos EUA. No mesmo dia, na URSS, fazem-se preparativos para o primeiro lançamento do N1.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]