Outro dia marcado por um grave incidente na exploração do espaço. Em 1986, o space shuttle Challenger partiu para a sua décima missão. Ao fim de 73 segundos, uma fuga numa das juntas de um propulsor de combustível sólido (afectado pelas baixas temperaturas antes do lançamento) fez com que uma chama chegasse ao grande depósito externo, que explodiu. A nave foi destruída pela explosão, causando a morte dos sete tripulantes. Entre eles seguia Christa McAuliffe, uma professora que tinha sido seleccionada de entre mais de 11000 candidatos para ser a primeira a dar aulas a partir do espaço.

Em1611, nasceu Johannes Hevelius, que publicou em 1647 uma obra, Selenographia, onde apresentou o primeiro mapa da superfície lunar observável (incluindo as librações), para corrigir a ideia que Galileu deixara com os seus desenhos. Descreveu constelações e descobriu cometas – que admitiu que seguiam trajectórias parabólicas em torno do Sol.

O asteróide Ryugu tem estado a ser cuidadosamente estudado e cartografado. A escolha de um local para aterragem da sonda Hayabusa 2 depende disso. Para já, muitas das estruturas na sua superfície receberam nomes oficiais, retirados de histórias infantis. Além disso, os grandes penedos que por vezes são encontrados nas superficies planetárias passaram a ser identificados por uma designação genérica: saxum (ou seja, o termo latino).

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]