Ainda não estão disponíveis imagens detalhadas do Ultima Thule. Há uma imagem que sugere claramente que o pequeno objecto é composto por dois lobos, unidos numa zona estreita. Na minha modesta opinião, isso significa que não se trata de um exemplar pristino da matéria original do Sistema Solar, já que nalgum momento se deu a junção desses dois lobos, com a energia associada a ter efeitos pelo menos em parte do volume do objecto.

Em 1729 nasceu Johann Titius, um dos responsáveis pela regra de Titius-Bode, de que falámos ontem a propósito da descoberta de Ceres em 1801. Titius previu a existência de um pequeno corpo entre Marte e Júpiter em 1766.

Outro nascimento, este mais próximo: 1920 viu surgir Isaac Asimov. Nascido na Rússia, partiu com os pais para os EUA aos três anos de idade, e tornou-se cidadão americano aos oito. Veio a ser um dos mais conhecidos autores de FC do mundo, e um incansável divulgador da ciência e da cultura. Um dos seus principais temas foi a convivência entre humanos e robots, que o levou a enunciar as suas famosas “leis”. Também é bem conhecida a sua série sobre o futuro, a Fundação. Faleceu em 1992.

Em 1959, a URSS lançou a Luna 1, que pretendia alcançar a Lua mas acabou por se tornar o primeiro objecto artificial em órbita do Sol. De qualquer forma, foi a primeira sonda lunar a escapar à gravidade terrestre e a aproximar-se do seu ojectivo. Nos EUA, numa reunião, von Braun e outros altos funcionários da NASA previram que daí a uma década já teria havido voos circum-lunares tripulados.

Em 2004, a sonda Stardust sobrevoou o cometa Wild 2 a apenas pouco mais de 200 km da superfície: A missão tinha sido lançada em 1999 para recolher (graças a um collector de aerogel) partículas cometárias e cósmicas e trazê-las de regresso à Terra (o que aconteceu em 2006). Depois de mais aventuras pelo Sistema Solar (com outro sobrevoo de um cometa, o Tempel 1) a sonda foi desactivada em 2011.

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]