Hoje volta a ser dia de lançamentos…!

Uma nave de carga para a ISS, uma Dragon lançada por um Falcon da Space X, deixará a Terra a partir do Cabo Canaveral (o lançamento pode ser visto ao vivo na net, pelas 18.30); e da Guiana partirá mais tarde (20.30) um Ariane 5 para colocar em órbita um satélite de comunicações indiano e um outro, coreano, para observações meteorológicas.

Em 1639, foi pela primeira vez observado um trânsito de Vénus – ou seja, a silhueta do planeta foi vista a atravessar o disco solar. Os autores da observação foram os ingleses Horrocks e Crabtree.

Em 1965 foi lançada a Gemini 7. Foi o quarto voo tripulado do programa, tripulado por Lovell e Borman, e passou catorze dias no espaço; deteve o recorde de permanência em órbita até 1970. Durante esse período acoplou com a Gemini 6A – a primeira vez que a manobra foi realizada com êxito entre naves tripuladas. Diz a história que foi uma missão incrivelmente aborrecida para os dois tripulantes, que levaram livros para ler…

Há 40 anos, a sonda Pioneer Venus entrava em órbita de Vénus. O objectivo era sobretudo estudar a atmosfera e a ionosfera venusianas. Mas também havia um radar para analisar a superfície.

Em 1996 foi lançada a sonda Mars Pathfinder. Apesar de ter sido lançada depois da Mars Global Surveyor, chegou a Marte mais depressa, e aterrou no dia 4 de Julho de 1997, com o pequeno rover Sojourner. Foi a primeira missão planetária da era da internet, com milhões de pessoas a acompanhar este regresso a Marte ao fim de duas décadas (e depois de alguns falhanços, russos e americanos, ao longo desse período).

Em 1998, o space shuttle Endeavour levou para o espaço o módulo Unity que foi acoplado ao Zarya russo, transformando o que viria a ser a ISS num empreendimento realmente internacional.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]