Para hoje, mais um aniversário: em 1882 nascia Arthur Eddington. Trata-se do astrónomo inglês que se tornou um campeão da relatividade, apresentando e defendendo a teoria de Einstein. Para tal organizou uma expedição à ilha do Príncipe, para observar um eclipse solar e verificar o desvio da luz de estrelas distantes ao passar perto do Sol. Em 2019 cumprem-se 100 anos desse evento, e terão lugar algumas actividades para o recordar. Um momento marcante, mesmo que os resultados tenham sido interpretados de forma parcial para “demonstrar” a realidade do efeito e da teoria.

Faltam poucos dias para a sonda New Horizons passar pelo asteróide “Ultima Thule” (que não é um nome oficial). É um objecto de pequenas dimensões, muito distante do Sol, completamente desconhecido. Se tudo correr bem, as melhores imagens a obter terão a espectacular resolução espacial de 35 metros por pixel. Só há uma certeza: veremos coisas surpreendentes.

O debate sobre a vida em Marte parece estar a aquecer de novo: algumas imagens obtidas por uma das câmaras do rover Curiosity mostram estranhos traços em rochas, que alguns se apressaram a considerar similares a tubos feitos por criaturas vivas em antigos sedimentos terrestres. Outros afastaram a ideia, considerando que se tratam apenas de cristais. Como de costume, a falta de dados precisos vai deixar-nos nesta incerteza.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]