Dia (ou noite) de Lua Cheia. Más notícias para quem tenta avistar o cometa Wirtanen. O céu anda limpo e cristalino, mas agora cheio de luz…

Poderá ser hoje que a Space X consiga enviar para órbita o primeiro satélite da terceira geração do sistema GPS. Como de costume, o lançamento poderá ser acompanhado ao vivo, por volta das 14.00.

E poderá acontecer que a New Horizons, a sonda lançada em 2006 para estudar Plutão, ao tempo ainda considerado o nono planeta do Sistema Solar e depois “despromovido” – coisa que Alan Stern, responsável pela missão, nunca conseguiu engolir -, e que vai passar pelo KBO Ultima Thule no dia 1 de Janeiro, ainda venha a visitar outro objecto da cintura de Kuiper no futuro. A sonda tem energia e combustível para isso, será apenas necessária uma extensão oficial (ou seja, aprovada e financiada pela NASA) para que isso suceda.

Em 1960, a URSS tentou dar início a uma missão orbital, mas a coisa correu mal e a cápsula acabou por despenhar-se na Sibéria, em pleno inverno. A tripulação, constituída por dois canídeos, Kometa e Shutka, foi recuperada com vida.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]