Hoje é dia de EVA na ISS. Dois cosmonautas russos vão mais uma vez verificar o estado da Soyuz MS09, que vai servir de transporte para a parte da tripulação que vai deixar a estação, e onde foi detectado e depois reparado o famoso orifício de origem desconhecida que provocou a quebra da pressão interna da ISS há uns meses. A actividade pode ser seguida em directo na NASA TV.

A Chang’e 4 deve hoje entrar em órbita lunar, onde ficará várias semanas até iniciar a descida para a superfície no lado distante da Lua.

E há um golfinho a passear em Júpiter! Calma, trata-se apenas de uma formação de nuvens coloridas na atmosfera do gigante gasoso. Associada à nossa bem conhecida tendência para encontrar formas familiares por todo o lado.

Em Lisboa, no IST, uma conferência internacional sobre Estrelas e Matéria Escura. Para os interessados em assuntos cosmológicos, claro.

Foi anunciado que a Voyager 2 entrou no espaço interestelar – uma daquelas questões difíceis, já que, ao mesmo tempo, ainda não deixou o Sistema Solar (cujo limite está na orla exterior da nuvem de Oort, muito mais longe). OS dados recebidos indicam que a sonda saiu da heliosfera. Está a cerca de 18 mil milhões de km da Terra, e a informação que envia leva 16 horas e meia a chegar à Terra.

Em 1972, a Apollo 17 – ou melhor, o módulo lunar da missão, Challenger, pousou na região de Taurus-Littrow, na Lua. Era o começo da última missão tripulada ao nosso satélite. Passaram 46 anos. Há (relativamente) pouco tempo, foram obtidas imagens do local histórico, com marcas das passagens dos astronautas bem evidentes – não, não foram elefantes a criar aqueles trilhos na paisagem lunar.

Em 1993 teve lugar o primeiro leilão de material ligado à exploração espacial vindo da ex-URSS. Foi a Sotheby’s que o realizou; e entre os artigos vendidos estava o Lunokhod 2 (e a sonda Luna 21, que o tinha levado até ao nosso satélite)… sim, ambos estão na Lua, e o proprietário (filho de um antigo astronauta americano que visitou o Skyab, e ele próprio um visitante da Mir na qualidade de turista espacial) é detentor apenas de um certificado… e, desde há uns anos, de imagens da sua propriedade vista a partir de órbita.

Em 1998 foi lançada a sonda Mars Climate Orbiter. Parte do novo (à altura) programa de estudo do planeta, e da filosofia ‘faster, better, cheaper’ que na realidade mostrou apenas que estava errada. O famoso caso (a que já nos referimos) da confusão entre unidades que levou a sonda a penetrar demasiado longe na atmosfera marciana, com as consequências previsíveis – mas isso só aconteceu meses depois.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]