Não temos falado de asteróides. Torna-se um tanto desinteressante listar todos os dias os asteróides que por acaso num determinado dia estão ligeiramente mais próximos da Terra, lá na longínqua Cintura de Asteróides. E quanto aos que passam mais perto, geralmente são descobertas fortuitas e sem aviso, que é difícil acompanhar no momento.

Bom, hoje fazemos uma excepção, porque um dos asteróides que merece referência é o 3933 Portugal. Passa hoje a 2.349 UAs da Terra. Foi descoberto a 12 de Março de 1986, no ESO. O nome foi atribuído em 1990, pouco depois de Portugal ter assinado um acordo de pré-associação ao ESO.  Já foram obtidas imagens deste objecto por astrónomos amadores portugueses.

Já agora, outro asteróide que se “aproxima” hoje é o 88705 Batata…

Continuando na mesma área, faz hoje 60 anos o astrónomo Ricahrd Binzel, que já descobriu três asteróides e foi o criador da Escala de Torino, que avalia a ameaça representada pelos asteróides e cometas que se aproximam da Terra. Além disso, é um dos co-investigadores da missão Osiris-Rex e foi membro da comissão que propôs a nova definição de planeta e que, aprovada em 2006 em Praga, fez com que Plutão passasse a ser considerado um planeta-anão.

Voltemos a 1962. Neste dia, morria um veterano do espaço: o chimpanzé Enos, que cumprira duas órbitas em Novembro de 1961. A causa foi uma infecção sem relação com o voo orbital. Na URSS fazia-se mais uma tentativa de lançar uma sonda para Marte, mas esta não conseguiu deixar a órbita terrestre e acabou por regressar à atmosfera.

Em 1967, a NASA anunciava o novo plano de voos para o programa Apollo, que compreendia cinco voos em 1968 e outros cinco em 1969.

Em 1981, a URSS lançava a Venera 14, gémea da Venera 13 que fora lançada poucos dias antes. Meses mais tarde, a sonda desceu em Vénus e resistiu durante 57 minutos, obtendo imagens coloridas da paisagem em redor.

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]