Hoje é dia de Lua Cheia. É a Lua da Geada, ou a do Castor.

Mas, para lá desse facto, pouco há a assinalar.

Em 2015, um foguetão alcançou o espaço e depois regressou à Terra, aterrando verticalmente. Coisa da Space X, não? Não. A primeira empresa a conseguir tal feito foi a Blue Origin de Jeff Bezos (o dono da Amazon). Depois disso, os voos de teste do New Shepard (baptizado em homenagem ao primeiro americano no espaço) têm-se sucedido com regularidade (o ultimo foi em Julho), e a companhia anunciou que os voos tripulados na cápsula que também desenvolveu deviam começar ainda este ano – o que parece agora pouco provável. O objectivo declarado é o mercado do turismo espacial, com voos a partir de 2019. Veremos.

Em 1972, a URSS ainda tentava finalizar o desenvolvimento do foguetão lunar N1. A 23 de Novembro foi efectuado mais um lançamento de teste; tudo começou por correr bem, mas antes dos 2 minutos de ascensão houve uma ruptura dos tubos de combustível, e ocorreu uma explosão que destruiu o veículo. Novamente…

Aqui ao lado, em Espanha, a companhia PLD avança nos seus planos para conseguir um lançador para pequenos satélites. O mais recente esforço, chamado Miura 1, ainda apenas com capacidade suborbital, será experimentado no próximo ano, e enviado de El Arenosillo, centro espacial situado na costa, perto de Huelva.

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]