Hoje faz anos (65) Linda Morabito. Quem? A pessoa que fez uma das mais importantes descobertas no campo da Geologia Planetária. Em 1979, enquanto membro da equipa responsável pela sonda Voyager 1, descobriu indícios inegáveis de uma erupção vulcância numa imagem de Io – a primeira vez que foi identificada actividade vulcânica extra-terrestre.

O lançamento da Space X com as várias dezenas de satélites foi adiado. Business as usual.

Aproxima-se o momento da chegada da sonda InSIGHT a Marte, que acontece no dia 26. Hoje, quem quiser pode assistir, pelas 18.00, a uma conferência de imprensa da equipa de engenharia da missáo. Neste caso não haverá “sky crane” nem balões insufláveis; apenas pára-quedas e foguetes.

Na Europa, testa-se a utilização de rególito lunar para criar peças e componentes para uma futura base. Bom, vamos lá fazer um bocadinho de advogado do diabo… O simulante de solo lunar não é solo lunar; para ser utilizável, o material terá que ser moído, peneirado, purificado; o processo não é uma “simples” impressão 3D; e as peças terão que ser resistentes e robustas. Mas… se não começarmos, nunca lá chegaremos – e os testes têm que começar de forma simples. Portanto, um dia – se houver bases humanas na Lua ou em Marte – estes processos estarão agilizados e serão de utilização corrente. Um dia…

Em 1960, os EUA realizaram um teste com uma cápsula Mercury sem tripulantes. O foguetão começou a subir, mas ao fim de uns três centímetros o motor desligou-se, e o foguetão… voltou para trás. A torre de fuga entrou em acção, mas a cápsula não sofreu danos.

Em 1969, depois de quase 90 horas em órbita da Lua, o Yankee Clipper (nome do módulo de commando e serviço da missão Apollo 12) accionou os motores para regressar à Terra.

Em 1977, na URSS, é decidido avançar para a construção do Buran. Devia começar a voar em 1984, e tornar-se um veículo de utilização corrente em 1987, quando a URSS cumprisse setenta anos. Não aconteceu…

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]