Hoje é a vez da Arianespace proceder a um lançamento – na realidade, na Europa será já a madrugada de amanhã. O foguetão será um Vega, que colocará em órbita um satélite marroquino destinado à observação da Terra (e do território do país em particular).

Entretanto, foi anunciada a escolha do local de aterragem para o rover que a NASA planeia enviar para Marte em 2020. Trata-se de uma cratera na transição entre a parte sul e norte do planeta, junto à bacia de Isidis. Nesta cratera existe um antigo delta, onde poderão estar depositados sedimentos (leia-se amostras) vindos de uma vasta rede hidrográfica… Mas se em termos científicos o local é muito atraente, vai ser um grande desafio para a equipa responsável por levar o rover em segurança até à superfície.

Cumpre-se hoje o 20º aniversário do início da construção da ISS, com o lançamento do modulo russo Zarya. Na ISS estão envolvidos 15 países. Uma cooperação espacial que deveria alargar-se a outros campos. Haverá uma sessão ao vivo na NASA TV para marcar a data.

Outro aniversário, mas bastante mais antigo: em 1889 nasceu Edwin Hubble. O homem que deu nome ao telescópio espacial que nos deu fantásticas imagens do Universo – porque foi em larga medida este homem que nos revelou a verdadeira extensão do cosmos (embora a ideia de que as galáxias mais distantes se afastam de nós a maior velocidade tenha sido proposta e demonstrada por Lemaître)- Morreu em 1953.

E em 2004 foi lançado um outro observatório espacial, o Swift, dedicado ao estudo dos raios gama que nos chegam do espaço profundo. Uma missão prevista para durar dois anos prossegue, ao fim de 14… com uma já longa lista de observações e descobertas importantes.

Em 1968, a URSS ainda pensava em realizar um voo circum-lunar em Fevereiro do ano seguinte. A corrida à Lua estava no auge, mas a vitória americana já começava a tornar-se fácil de prever.

Um ano depois, a segunda missão lunar tripulada da NASA preparava-se para deixar a superfície do nosso satélite. Para isso, foi cumprida uma EVA de limpeza, deixando na Lua todo o material (e peso) desnecessário para o regresso.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]