Quando está quase a dar-se a chegada da InSIGHT a Marte, cumprem-se cinco anos do lançamento  da MAVEN, sonda orbital que estuda a evolução da atmosfera do planeta vermelho.

Chega hoje à ISS a nave de carga russa Progress, lançada há dois dias. Pouco depois será a vez da Cygnus. Muito trabalho e muitas novidades para os tripulantes da estação orbital, obrigados a esperar por novos companheiros humanos devido ao falhanço da última Soyuz. As actividades poderão ser acompanhadas na NASA TV.

Foi anunciado um concurso para a criação de uma nova mensagem para as estrelas, uma renovação da que foi enviada do radiotelescópio de Arecibo em 1974. O concurso é destinado a estudantes de diversos graus de ensino do mundo inteiro.

Foram também anunciados planos para uma missão amerciana à Lua em 2028… desde que não haja cortes orçamentais pelo caminho. Na realidade, no panorama actual, parecem mais prováveis de concretização os planos de várias companhias privadas…

Hoje faria 95 anos o primeiro americano a chegar ao espaço. Alan Shepard, piloto naval, cumpriu a primeira missão tripulada do programa Mercury em 1961, e dez anos mais tarde caminhou na Lua, durante a missão Apollo 14.

Em 1969, a Apollo 12 entra em órbita lunar, preparando a descida à superfície do módulo lunar baptizado Intrepid, com os astronautas Conrad e Bean a bordo.

Em 1989 foi lançado o satélite COBE – Cosmic Background Explorer; os dados recolhidos foram apontados como forte indício da realidade do Big Bang, e valeram o prémio Nobel aos dois investigadores envolvidos na pesquisa, em 2006.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 4]