Hoje decorre em Nova Iorque a Space Summit, reunião que junta inúmeros actores do sector espacial, desde a exploração ao turismo e à indústria. A organização está ligada à revista The Economist. Continuando nos EUA, em S. Francisco, na Biblioteca local, é pronunciada uma palestra dedicada a Stephen Hawking. E em Dallas tem lugar um leilão de artigos ligados à exploração espacial – provenientes da colecção da família de Neil Armstrong; quem estiver interessado pode ver os lotes e participar nas licitações através da internet.

A NASA tem uma nova série em podcast, centrada na missão InSIGHT que aterrará em Marte daqui a pouco mais de três semanas.

Na China, novo lançamento previsto, para colocar em órbita dois satélites de navegação. Nos EUA, um foguetão Delta IV enviará para órbita um satélite de comunicações militar.

A Rússia anunciou planos para enviar três tripulantes para a ISS no início de Dezembro, depois de concluído o inquérito ao incidente no lançamento da última Soyuz com o mesmo destino. O componente que falhou foi identificado: tratou-se de um detector de separação de andares do foguetão.

No espaço, o telescópio espacial Kepler, especializado na detecção de exoplanetas (mais de 2600 encontrados ao longo de nove anos), esgotou as suas reservas de combustível, e passou à reforma. O TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) vai dar seguimento a esta missão de descoberta. Entretanto, a sonda Parker tornou-se o objecto de origem humana que mais se aproximou do Sol, passando a mais de 40 milhões de km da estrela. No futuro, porém, essa marca será bastante reduzida.

Em 1944, o JPL era reorganizado e recebia o nome com que é conhecido hoje em dia.

Em 1962, a URSS fazia mais uma tentativa de enviar uma sonda numa visita a Marte. A Mars 1 estava a caminho quando as comunicações foram interrompidas, ao fim de alguns meses. O objectivo era obter imagens da superfície. Um entre muitos falhanços soviéticos e russos para alcançar o planeta vermelho..,

Há 55 anos era inaugurado o radio-telescópio de Arecibo, em Porto Rico. Foi o maior do mundo até 2016. Está ligado a várias descobertas em diversas áreas da Astronomia, e foi de lá que, em 1974, foi enviada uma famosa mensagem para as estrelas… Ainda ninguém respondeu.

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]