Esta noite é a melhor oportunidade para observar as Dracónidas. Esta chuva de estrelas, apesar de não ser das mais conhecidas ou espectaculares, beneficia este ano do facto de ser Lua Nova. Ainda assim, para ver alguns meteoros será necessário conseguir algum afastamento das cidades.

Há 145 anos nasceu na Dinamarca Ejnar Hertzsprung, um dos criadores do diagrama que ilustra a relação entre cor (ou temperatura) e luminosidade das estrelas, onde se evidencia a Sequência Principal. Este diagrama foi criado entre 1911 e 1913. Hertsprung faleceu em 1967.

Em 1965 começavam os testes de voo com um veículo capaz de simular as condições de gravidade da Lua. Os voos não eram fáceis, já que não se tratava de pilotar um avião. Neste teste, o LLRV (Lunar Landing Research Vehicle) ascendeu até aos 91 m de altitude.

Em 1992, a sonda Pioneer Venus autodestruiu-se ao mergulhar na atmosfera de Vénus, ao fim de cerca de 12 anos em órbita.

A ISS viu chegar a primeira cápsula Dragon de carga em 2012. Regressou à Terra vinte dias depois.

E para concluir: quer solo marciano para encher uns vasos e experimentar fazer crescer umas plantas? Já existiam alguns simulantes de solo marciano e lunar, mas agora a UCF (University of Central Florida) desenvolveu um novo tipo, que está a vender a 20 dólares o quilo. Ao que parece, o Kennedy Space Center (base de lançamento em Cabo Canaveral) encomendou meia tonelada… O método de criação é cientificamente preciso e certificado. O que não é realmente é solo marciano, claro.

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]