Hoje a ESA promove o seu dia aberto no ESTEC, o centro de tecnologia situado na Holanda. Haverá palestras, exposições, encontros com cientistas, engenheiros e astronautas, sempre com o tema “Uma viajem pelo Espaço com a Europa”. Claro que era preciso fazer uma inscrição prévia, e que os lugares já estão esgotados há muito…

A Space X leva a cabo um lançamento a partir da Califórnia. O Falcon 9 parte da base de Vandenberg com um satélite de observação da Terra pertencente à CONAE, a agência espacial argentina. À boleia, vai também um pequeno satélite brasileiro. Será a primeira vez que se procederá ao regresso de um lançador na costa oeste americana.

Em 2008, um pequeno asteróide de entre 2 e 5 metros de dimensão foi detectado pouco antes de atingir a Terra. Nunca tal tinha sucedido, Vinte horas depois de ter sido localizado, o objecto desagregou-se com uma explosão em altitude (a cerca de 37 km) sobre o Sudão. Mais tarde foram recolhidos no solo vários fragmentos (cerca de 600) do meteorito, que recebeu o nome de Almahata Sitta.

Em 1906, neste dia, nasceu James Webb. Foi o administrador da NASA entre 1961 e 68, e geralmente tido como uma das figuras principais no esforço de alcançar a Lua antes do fim da década de 60, como fora prometido pelo presidente Kennedy. Faleceu em 1992. O seu nome foi dado ao novo telescópio espacial, originalmente pensado para um lançamento em 2007, agora previsto para 2021.

Em 1958, foi oficialmente estabelecido pela NASA (acabadinha de nascer, embora antes dela existisse a NACA) o programa Mercury, para colocar em órbita cápsulas tripuladas, investigar as reacções humanas ao espaço e recuperar veículos e tripulantes em segurança.

Dez anos depois, os EUA preparavam o primeiro voo circum-lunar. A Apollo 8 foi neste dia instalada no topo do seu Saturn V, antes de o conjunto sair do edifício onde tinha sido montado. Na URSS, este teste era visto com incredulidade, e considerado um risco enorme (o Satrun V só fora lançado duas vezes, e os americanos nunca tinham enviado homens para longe da órbita terrestre).

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]