Hoje tem lugar no ESAC, em Madrid, uma importante reunião do conselho de ministros da ciência (e espaço) dos países membros da ESA. Como é deles que vem o dinheiro, imagina-se a relevância do encontro para o futuro da agência espacial europeia e dos seus planos de exploração.

Nos EUA, as decisões são outras: esta é a data estabelecida como limite para tentar contactar o rover Opportunity, que não dá notícias desde a grande tempestade de poeira que afectou o planeta este ano. Recordamos que este rover recebe energia através de painéis solares, e a poeira depositada não ajuda com toda a certeza a que estes cumpram a sua função. Poderá ser altura de dizer adeus ao recordista de distância percorrida noutro planeta… e realizar uma cerimónia “fúnebre” (como aconteceu com o Spirit, o gémeo do Opportunity).

Em 1877 nasceu Henry Norris Russell, o outro responsável pelo diagrama de Hertzsprung-Russell, de que se falou há dias.

Em 1965, a missão Gemini 6 é cancelada em cima da hora, quando o Agena, veículo alvo para uma acoplagem no espaço, deixa de responder e se torna óbvio que sofreu uma falha catastrófica, não conseguindo alcançar a órbita prevista. A alternativa de proceder a um encontro espacial entre as Gemini 6 e 7 resulta deste fracasso.

Na URSS, na mesma data, há alterações no plano para missões lunares, com mudança de responsáveis (o programa espacial soviético recorria a vários gabinetes que competiam e se enfrentavam num ambiente politico instável…).

Em 1968, é a URSS que tenta uma acoplagem entre as Soyuz 2 (não tripulada)  e 3 (tripulada). Sem sucesso, embora oficialmente se declare que a missão testou com êxito sistemas de voo em ambiente espacial.

Em 1975, a sonda soviética Venera 10 aterrou em Vénus, poucos dias depois da sua gémea Venera 9. Também ela obteve imagens da superfície venusiana.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]