Estamos a atravessar o melhor momento para tentar observar Úrano a olho nu. O penúltimo planeta do Sistema Solar é, de facto, visível a olho nu – embora não seja fácil de descobrir. Acontece que está hoje em oposição, ou seja, directamente oposto ao Sol no céu terrestre. E também passa, por estes dias, pela maior aproximação (bom, menor afastamento será uma melhor descrição) ao nosso planeta. Por acaso, estamos também perto da Lua Cheia, o que não ajuda nada. Mas a Lua muda rapidamente, e Úrano arrasta-se lentamente pela esfera celeste… daqui a poucos das a situação ficará melhor – para quem estiver num sítio bem escuro.

Um estudo recente fala da disponibilidade de oxigénio no ambiente marciano, e do aumento das perspectivas para a vida microbiana no planeta. Não há grande novidade nisto, sejamos claros. Ninguém descobriu ainda micróbios marcianos. E já agora, lembremos também que não foi descoberto nenhum lago subterrâneo em Marte. Foi proposta essa existência a partir da interpretação de dados de radar. Há quem concorde com essa interpretação, há quem discorde. Ainda ninguém comprovou essa possibilidade (e, sejamos outra vez claros, isso não é fácil, o putativo lago está bem fundo…).

Hoje tem início em Huntsville, Alabama, EUA, um simpósio em homenagem a Wernher von Braun. O tema é a liderança Americana no sector do espaço. Falar-se-á de exploração, de indústria e  comércio, de comercialização da ISS… Esboços do futuro.

No espaço, o veículo experimental X37B da Força Aérea dos EUA, um avião espacial, continua em órbita. Os detalhes da missão não-tripulada são secretos. O telescópio espacial Hubble, que tem tido problemas com os giroscópios, está em recuperação, e deve regressar ao normal em breve. Em Marte, o rover Opportunity continua em silêncio, e uma decisão sobre a possibilidade de retomar o contacto está para breve.

Entretanto, a possibilidade de sabotagem como razão do falhanço do lançamento para a ISS foi afastada pela Comissão de Inquérito russa. O que são boas notícias.

Em 1958, o futuro que se tornou o nosso passado desenhava-se. Eram decididas as especificações para a futura cápsula tripulada a utilizar no programa Mercury. Três anos mais tarde, a cápsula emque Alan Shepard fez o primeiro voo espacial americano foi entregue pela NASA ao National Air Museum do Smithsonian, em Washington.

Em 1965, a URSS seleccionou um novo grupo de 17 candidatos a cosmonautas.

A China lançou em 2014 a Chang’e 5 T1 (não confundir com a Chang’e 5, ainda em preparação), uma missão experimental que circundou a Lua e regressou para a Terra, onde libertou um modulo de reentrada; o modulo de serviço está estacionado no ponto lagrangiano L2 do sistema Terra-Lua.