E finalmente a sonda BepiColombo partiu para a sua missão de estudo do planeta Mercúrio! Uma longa história, que conheceu vários desenhos, colaborações e datas de lançamento. Uma também longa viagem, com voltas e mais voltas, e uma chegada prevista para daqui a sete anos. Afastada já há muito a ideia de levar um rover, depois a de uma estação de superfície, a missão compreende dois módulos orbitais, um europeu e outro japonês, que investigarão diferentes temas relativos ao misterioso Mercúrio (um planeta muito mais denso do que devia ser). O lançamento correu bem, e agora é esperar…

Ontem a sonda TGO (Trace Gas Orbiter), colaboração entre a ESA e a Roscosmos, e parte do programa ExoMars, cumpriu dois anos de órbita em torno de Marte.

Hoje é a Noite Internacional para a Observação da Lua. Desde que a meteorologia colabore, claro… Mas ainda mais interessante é a possibilidade de observar cinco planetas no céu ao mesmo tempo – Mercúrio e Vénus estão baixos no horizonte ocidental, Júpiter um pouco acima, depois Saturno e Marte. Curiosamente, Úrano e Neptuno também lá estão, mas não são visíveis a olho nu, claro.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]