A 27 de julho de 2018 haverá dois fenómenos muito importantes para observar no céu: o mais longo Eclipse Lunar Total do século XXI e o planeta Marte muito brilhante. O planeta vermelho e a Lua vermelha irão nascer quase juntos perto do pôr do sol.

Eclipse da Lua e Marte.
O céu de Lisboa a 27 de julho de 2018, às 21:35 (UTC+1). Imagem obtida com o Stellarium.

Marte, a Terra e o Sol vão estar mais ou menos alinhados a 27 de julho de 2018. Marte estará do lado da Terra oposto ao Sol, sendo este alinhamento conhecido como oposição. Mas esta circunstância coincide com o facto de o planeta vermelho estar perto do seu ponto mais próximo da Terra, estando na noite de sexta-feira a cerca de 57,7 milhões de quilómetros. Isto significa que Marte também estará perto do seu maior tamanho aparente e do seu máximo brilho aparente.

Marte tem uma pronunciada órbita elíptica, pelo que a sua distância ao Sol varia significativamente. A distância entre o planeta vermelho e a Terra em oposição também varia: de inferior a 56 milhões de quilómetros (como aconteceu em 2003) até aproximadamente 101 milhões de quilómetros (na oposição de 2012).

A 27 de julho, em Lisboa, Marte irá subir no céu de sudeste às 21:14 (UTC+1). Nas semanas após a oposição, a vista será igualmente boa, havendo assim muito tempo para se obseravr Marte no seu melhor. O planeta atingirá o seu ponto mais próximo da Terra no dia 30 de julho, quando estivera uma distância de 57,6 milhões de quilómetros.

Mas nesta mesma noite de 27 de julho dar-se-á uma rara coincidência astronómica, pois teremos para observar em simultâneo um Eclipse Total da Lua. Com uma grandeza umbral de 1,613, este eclipse terá uma duração aproximada de 1 hora e 43 minutos, tornando-se o mais longo deste século.

Durante um eclipse lunar, a Terra, o Sol e a Lua estão quase exatamente alinhados, com a Lua do lado oposto da Terra em relação ao Sol. A Lua Cheia move-se para a sombra da Terra e escurece de forma dramática, permanecendo mesmo assim visível, ao ser iluminada pela luz do Sol que passa pela atmosfera da Terra. A luz azul sofre mais dispersão por parte da atmosfera terrestre, o que faz com que a luz a atingir a superfície lunar seja predominantemente de cor vermelha. Assim, os observadores na Terra vêm a Lua em eclipse ficar com um tom avermelhado, que poderá ser cor de tijolo, de ferrugem, vermelho-sangue, ou até cinzento-escuro, dependendo das condições terrestres.

Eclipse lunar total
O eclipse lunar total de 4 de abril de 2015. Crédito: Alfredo Garcia Jr. CC BY-SA 4.0.

A Lua passa por posições semelhantes todos os meses, durante a Lua Cheia, mas como a órbita lunar tem uma inclinação de 5,14º em relação ao plano da órbita da Terra à volta do Sol, a Lua acaba normalmente por passar acima ou abaixo da sombra terrestre, pelo que na maior parte das vezes não ocorre eclipse.

Eclipses lunares
Eclipses lunares.

No eclipse de dia 27, a Lua irá surgir em Lisboa no céu de sudeste às 20:47 (UTC+1), mas já completamente imersa na parte mais escura da sombra da Terra, a umbra, pelo que não será possível observar todo o fenómeno desde o início. A sua cor deverá ser avermelhada, mas será mais fácil de observar à medida que o céu for escurecendo. O ocaso do Sol será às 20:52 (UTC+1).

O ponto máximo do eclipse irá ocorrer às 21:22 (UTC+1), com a Lua a uma altura de apenas 5,2º no céu (ainda muito baixa) e a fase total terminará às 22:14 (UTC+1). A Lua deixará completamente a umbra às 23:19 (UTC+1), e o eclipse terminará quando a Lua sair da penumbra, às 00:30 (UTC+1) do dia seguinte.

Máximo do eclipse.
O céu de Lisboa a 27 de julho de 2018, às 21:22 (UTC+1), no ponto máximo do eclipse. A Lua estará apenas a uma altura de 5,2º no céu. Imagem obtida com o Stellarium.

Marte e a Lua estarão ambos à frente das estrelas da constelação de Capricórnio e baixos no céu. Para melhor os observar, será necessário procurar um local com um horizonte baixo e aberto a sudeste.

Ao contrário de do que acontece com um eclipse solar, o eclipse da Lua é completamente seguro de observar a olho nu. Por isso, se o tempo ajudar, aproveite o espetáculo proporcionado por este raro evento astronómico.

Observe o Eclipse com o NUCLIO:

O NUCLIO irá estar no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, São Pedro do Estoril, a partir das 21h00, para uma sessão de Observação do Eclipse Total da Lua e do céu noturno com telescópios. O evento integra-se no programa Ciência Viva no Verão, contando também com o apoio da C. M. Cascais através do CELESTE. Se estiver por perto, ou na região de Lisboa, aceite o convite: junte-se a nós!

Fontes da notícia: NUCLIO e RAS (adaptado)

Classificação dos leitores
[Total: 5 Média: 2.6]