Asteróides: comecemos com o 16421 Roadrunner, a 0.981 UA da Terra, que foi descoberto em 1988 – o nome é o daquela curiosa ave do sudoeste americano, conhecida em português como papa-léguas… dos desenhos animados em que contracena com o persistente mas desajeitado Wile E. Coyote (um favorito pessoal); passamos ao 5860 Deankoontz, que leva o nome de um escritor contemporâneo da área do terror, e que foi descoberto em 1981 – está hoje a 1.83 UA da Terra; ainda o 2191 Uppsala, descoberto em 1977 na cidade sueca de… Uppsala, e que se encontra a 2.259 do nosso planeta; e por fim o 243 Ida: descoberto em 1884, visitado em 1993 pela sonda Galileo (que ia a caminho de Júpiter) – foi o segundo asteróide a ser visitado, e o primeiro a revelar a presença de um satélite, Dactyl; pertence à classe S de asteróides, que se julga ser a origem dos mais comuns meteoritos a atingir a Terra, os condritos (que são rochosos); está hoje no ponto mais próximo da Terra, na sua órbita em torno do Sol, algures entre Marte e Júpiter, a 1.969 UA de distância do planeta azul a que chamamos casa.

Há também dois Apollos que passam a menos de 0.1 UA da Terra hoje.

Há 15 anos, em 2003, era lançada a primeira sonda planetária europeia, a Mars Express. Ao fim deste tempo, ainda está em actividade na órbita de Marte. O pequeno módulo de descida Beagle 2 náo teve tanta sorte, e por razões ainda não determinadas não conseguiu cumprir cabalmente a sua missão de análise de rochas marcianas in situ.

Vinte anos mais cedo, em 1983, tinha sido lançada a Venera 15, uma das sondas soviéticas para a exploração de Vénus. Durante vários meses, o radar a bordo recolheu imagens da superfície do segundo planeta.

Em 1998, o space shuttle Discovery foi enviado para a úlitma missão de acoplagem com a estação orbital russa Mir, já numa fase de ensaios para a construção da ISS.

Em 1858, o astrónomo italiano Donati descobriu um cometa que ficou com o seu nome. Foi o segundo mais brilhante a surgir no século XIX, e o primeiro a ser fotografado, mas foi também imortalizado em várias pinturas. Os registos indicam que era um espectáculo maravilhoso, e que despertou em muita gente uma paixão pela astronomia. Contudo, só voltará a aproximar-se do Sol daqui a mais de dois mil anos, por volta de 3046…

Em 1930 nasceu Pete Conrad, astronauta americano, terceiro homem na Lua. Em 1978, foi a vez de nascer a que se tornaria a primeira coreana no espaço, Yi So-yeon (voou até à ISS numa Soyuz; era a substituta, mas o outro coreano designado foi afastado por não respeitar os protocolos de segurança russos).

 

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]