Escolheram o dia: hoje, a passar perto da Terra, temos dois asteróides do grupo Atena, um Amor, o 3199 Nefertiti, com o nome da rainha do Antigo Egipto (foi descoberto em 1982 pelo casal Shoemaker), e quatro do grupo Apolo, entre os quais o 162173 Ryugu; este foi descoberto em 1999, mas ganhou nome recentemente, já que é o alvo da sonda japonesa Hayabusa 2, que se vai “encostar” a ele para recolher amostras que serão trazidas até à Terra; está hoje a 1.898 UA da Terra, foi descoberto em 1999, e tem agora o nome do palácio submarino do Rei Dragão de uma veha lenda japonesa – um pescador visitou-o e voltou com uma caixa cheia de segredos…

Dos do costume (da Cintura Principal), temos a referir o 46686 Anitasohus, descoberto em 1997 e que está a 1.213 UA do nosso planeta; tem o nome de uma responsável pela comunicação ao público dos resultados científicos da NASA entre 1974 e 2006; o 8250 Cornell tem o nome da prestigiada universidade americana, foi descoberto em 1980 e passa a 1.797 UA da Terra; o 5231 Verne foi descoberto por Caroline Shoemaker em 1988, está a 1.93 UA de nós; quanto a nome, é o do famoso escritor francês de aventuras e ficção científica da segunda metade do século XIX; por fim, 1213 Algeria foi detectado em 1931, em Argel (ou Alger; este é um caso curioso da língua portuguesa, com a troca do r e do l…), capital do país do norte de África, e hoje encontra-se a 2.288 UA da Terra.

Em 1963, mais uma importante estreia para a URSS na corrida espacial: a primeira mulher no espaço, Valentina Tereshkova, é lançada a bordo da Vostok 6. Tudo corre bem, e a missão é um sucesso. Tereshkova era uma operária têxtil, mas também uma mulher determinada e ambiciosa. Foi a escolhida entre 40 candidatas (Korolev queria que fossem recrutadas cinco entre os cinquenta cosmonautas previstos). Não tinha experiência de voo, mas sabia saltar de pára-quedas – o cosmonauta era apenas um passageiro na cápsula automatizada, mas tinha que saltar antes do regresso ao solo. A história é complexa, mas fascinante. A URSS não cumpriu os planos relativos às outras quatro candidatas que treinaram com Tereshkova (algumas das quais com melhores resultados, excepto na questão ideológica…). Passou três dias no espaço, o que era mais do que a soma do tempo de voo espacial de todos os astronautas americanos até então. Nunca mais voou, embora tentasse – e, ao que consta, sonhasse com uma missão a Marte. Só 19 anos depois outra mulher russa teve igual oportunidade. Hoje em dia a contagem vai em 61 mulheres no espaço.

Em 2012, foi a China a lançar a sua primeira taikonauta, Liu Yang, no voo da Shenzou 9, a primeira a atracar à estação orbital Tiangong.

Antes disso, em 1958, nos EUA, são assinados os primeiros contratos relativos à criação do Dynasoar – o primeiro projecto concreto para a cosntrução de uma espécie de avião espacial tripulado e reutilizável. O programa foi cancelado em 1963.

Em 1961, a comissão Fleming apresenta um relatório em que afirma que é exequível colocar um homem na Lua antes do fim da década, confirmando o desejo do presidente JFK, anunciado havia poucas semanas no discurso do Estado da Nação ao Congresso.

Em 1968, três astronautas americanos dão início a uma simulação de missão lunar completa numa câmara de vácuo, para verificar a capacidade do módulo de comando para suportar uma tripulação completa ao longo de todo o tempo necessário.

Em 1971, declara-se um incêndio a bordo da Salyut 1. A situação acaba por ser resolvida, mas exige um tremendo esforço à tripulação, que se viu forçada a recuar para bordo da Soyuz 11 até o ar se tornar de novo respirável.

Classificação dos leitores
[Total: 4 Média: 5]