Hoje temos dois asteróides a referir: o 26733 Nanavisitor foi encontrado em 2001, e tem o nome de uma actriz contemporânea, conhecida por ter desempenhado um papel na série televisiva Star Trek: Deep Space Nine – está hoje a 1.37 UA da Terra, em vez de numa estação espacial muito distante; e o 6827 Wombat, descoberto em 1990, que recebeu o nome do rechonchudo marsupial australiano, e que está hoje a 2.023 UA da Terra.

Para lá disso, temos dois Amor e um Apollo, muito mais próximos e de descoberta mais recente.

Hoje, o Japão envia para o espaço, a partir das suas instalações na ilha de Tanegashima, um satélite de recolha de informações (sobre as actividades de certos vizinhos pouco recomendáveis) na banda do radar. O foguetão será um H-IIA.

Em 1948, os EUA fizeram um lançamento experimental de uma V2; subiu até aos 63 km. A bordo seguia um macaco rhesus, baptizado como Albert (I, porque depois haveria outros), o primeiro da sua espécie e do grupo dos primatas a chegar tão alto… Infelizmente, o pobre símio faleceu por asfixia a meio do voo.

Mais cedo no tempo: em 1928 teve lugar o primeiro voo tripulado de um avião equipado com foguetes. Foi na Alemanha, e o veículo percorreu cerca de 1.5 km em 70 segundos. No segundo voo, um dos motores explodiu, e (apesar de o tripulante, Friederich Stamer, ter conseguido aterrar ileso) foi o fim das experiências.

Em 1976, na URSS, é definido o design para o Buran, o avião espacial soviético – é adoptada uma forma muito semelhante à do space shuttle americano.

Em 1985, a sonda soviética Vega 1 (cuja missão se dividia entre Vénus e o cometa de Halley) sobrevoa o planeta, enquanto os módulos de superfície e atmosférico (um balão, neste caso) cumprem as suas missões.

Em 1986 faleceu Chesley Bonestell, um artista que criou inúmeras e fascinantes visões do futuro espacial da Himanidade. Colaborou com vários autores, nomeadamente von Braun, num esforço para despertar o interesse do público americano pela exploração do espaço.

Em 2008, foi lançado o Fermi, telescópio espacial de raios gama. Continua em actividade.

Classificação dos leitores
[Total: 3 Média: 5]