Quanto a asteróides, a lista hoje é curta: temos o 8283 Edinburgh, descoberto em 1991, baptizado em honra da cidade escocesa; e o 2476 Andersen, encontrado em 1976, que recebeu o nome do conceituado autor, masi conhecido pelas suas lendas e contos infantis.

Cumprem-se 175 anos sobre o nascimento de Grove Karl Gilbert, um influente geólogo americano que estudou a Meteor Crater do Arizona; apesar de estar convencido de que a sua origem era devida ao impacto de um meteorito não conseguiu reunir as provas que julgava necessárias, e acabou por se render à conclusão (errada) que se tratava de uma estrutura de origem vulcânica. Mas quanto às crateras lunares, Gilbert sempre defendeu que se tratavam de cicatrizes de impactos.

Em 1959, um grande passo atrás para o programa espacial dos suínos: nos EUA foi decidido não usar porcos em testes de voos espaciais, já que os animais não conseguiam sobreviver por longos períodos apoiados no dorso.

Em 1967, na URSS discute-se qual o método a usar nas suas missões lunares, e é favorecido um esquema de voo directo (ao contrário do método americano); mas são exigidos quatro voos não-tripulados antes do envio de uma missão tripulada… e eles nunca ocorreram.

Em 1968, Neil Armstrong conduz um teste de um modelo preliminar do que virá a ser o módulo lunar. A coisa corre mal, e Armstrong é obrigado a ejectar-se, a cerca de 60 metros do solo. A máquina é destruída. Segundo o seu biógrafo, poucas horas depois,e nquanto todos os astronautas discutem o acidente, dão pela falta de Armstorng. Está no seu gabinete, a trabalhar como se nada se tivesse passado.

Em 1985, a estação orbital soviética Mir chega a Baikonur para o lançamento.

Em 2004, a NASA selecciona um novo (o décimo nono) grupo de astronautas; incluem pilotos (dois) e especialistas de missão (nove), homens (nove) e duas mulheres. Juntam-se a este grupo três astronautas japoneses da então NASDA (hoje JAXA).

Não quero deixar de lembrar que ontem foi lançada a sonda InSight a caminho de Marte, acompanhada de duas outras pequenas sondas que vão ficar em órbita do planeta vermelho e auxiliar nas comunicações (chamadas MarCO). Daqui a seis meses e meio, será a chegada.

 

Classificação dos leitores
[Total: 3 Média: 5]