Continuamos com um asteróide por dia… Para hoje, o 12325 Bogotá, descoberto no ESO em 1992, que recebeu o nome da capital da Colômbia, e que está a 1.354 UA da Terra.

Quanto aos NEOs (Near Earth Asteroids, ou asteróides próximos da Terra), hoje são dois Apollos e um Amor, entre 0.053 e 0093 UAs.

Hoje faz 60 anos Michael López-Alegría, astronauta americano (nascido em Espanha) com dez EVAs (saídas para o espaço) no activo. É o detentor da missão de maior duração entre os americanos, já que passou 215 dias consecutivos na ISS, entre 2006 e 2007.

Outro famoso caminhante do espaço – o primeiro, Aleksei Leonov, em 1965 – cumpre hoje 84 anos. Leonov fez parte do primeiro grupo de cosmonautas soviéticos; foi o seleccionado para cumprir o primeiro voo circumlunar soviético – que foi cancelado; foi depois também seleccionado para ser o primeiro soviético na Lua – missão que acabou também cancelada. Era também o comandante da Souyz 11, a primeira missão à estação orbital Salyut 1, mas houve uma suspeita de infecção num dos tripulantes, e avançou a tripulação suplente – todos eles mortos no regresso à Terra. Depois de todas estas frustrações, Leonov acabou por ser nomeado comandante da missão Apollo-Soyuz. Depois tornou-se chefe do corpo de cosmonautas Tal como o recentemente falecido Alan Bean, Leonov também se revelou um artista capaz, executando várias pinturas com visões do espaço.

E em 1963 (55 anos) nasceu Helen Sharman, primeira astronauta britânica, e primeira mulher no espaço que não era americana nem soviética.

Em 1943, os nazis resolvem mudar testes e treino de combate das V2 para o interior da Polónia. Mias de 100 são lançadas, mas poucas com sucesso. Quatro anos depois, os testes no Novo México resultam num “ataque” a um cemitério do lado mexicano da fronteira. Ou seja, a fiabilidade continua a ser um problema, e a segurança das áreas em redor bastante periclitante.

Em 1955, Korolev, que já é o principal responsável pelo programa espacial soviético há dez anos, vê finalmente o seu nome ser completamente reabilitado (tinha sido preso nos tempos de Estaline).

Em 1966, os EUA lançam a Surveyor 1 – a primeira sonda americana a pousar suavemente na Lua. O programa destinava-se a avaliar a natureza do solo lunar (havia dúvidas sobre a capacidade deste para suportar o peso de um módulo lunar tripulado).

Cinco anos mais tarde, outra importante sonda era lançada nos EUA: a Mariner 9, que meses mais tarde se tornou na primeira sonda a entrar em órbita de outro planeta (Marte). Enviou para a Terra 54 mil milhões de bits de dados científicos, entre eles 7329 imagens; ainda está em órbita, mas daqui a poucos anos deverá despenhar-se na superfície marciana.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]