E para hoje temos novamente uma recheada lista de asteróides… Comecemos pelos que têm conotações geográficas: o 10866 Peru, baptizado em honra do estado andino, foi descoberto em 1996 no ESO; o 13897 Vesuvius foi encontrado em 1973, e tem o nome do famoso vulcão do sul de Itália, que destruiu Pompeia no ano 79; prosseguindo na península italiana, o 4122 Ferrari foi achado em 1986 a partir de Bolonha, perto de Modena, sede da famosa marca automóvel que lhe dá o nome; o 3325 TARDIS, localizado em 1984, imortaliza o nome de uma famosa nave/máquina do tempo que ocupa um lugar fundamental na série televisiva de ficção científica Dr. Who; já o 13677 Alvin lembra outra máquina prodigiosa, mas esta bem real: o submergível que permitiu várias descobertas importantes nos fundos marinhos – foi descoberto em 1997; e por fim, o 9134 Encke encontrado em 1960, homenageia o astrónomo alemão da primeira metade do século XIX (que também dá nome ao segundo cometa reconhecido como periódico, cuja órbita ele calculou).

Hoje é o 85º aniversário do físico americano Steven Weinberg , que recebeu o Prémio Nobel pelo trabalho na ubificação da força fraca com o electromagnetismo.

E a China vai lançar outro Longa Marcha, desta vez na versão 3B, para colocar em órbita um satélite de comunicações, o Apstar 6C. Quer dizer, outro não, porque o lançamento de ontem foi adiado… como o de hoje resulta de um adiamento que vem já de Março e Abril.

Por volta das 20.00, a NASA TV vai transmitir um briefing sobre a sonda InSight, que está prestes a ser lançada a caminho da superfície de Marte.

Em 1922, há uma troca de correspondência entre Oberth e ; apesar da cortesia de Oberth em reconhecer as contribuições eminetemente práticas do americano na obra que publica no ano seguinte, Goddard parece ficar convencido de que o alemão se aproveitou das suas ideias.

Em 1961, Korolev dá por terminado o plano preliminar para instalar uma estação orbital militar soviética com recurso ao futuro lançador N1. Em 1962 o cosmonauta Titov encontra-se com o astronauta Glenn, e depois com o presidente e vice-presidente americanos.

Em 2007, faleceu Walter Schirra, astronauta americano que cumpriu missões nos programas Mercury, Gemini e Apollo – comandou a primeira missão tripulada deste último, a Apollo 7.

Classificação dos leitores
[Total: 3 Média: 5]