Tinha que acontecer. Depois de uns dias com poucos asteróides, hoje temos uma longa lista deles: o 17744 Jodiefoster foi descoberto em 1998 – com o nome da conhecida actriz (e realizadora) está hoje a 1.379 UA da Terra; o 6117 Brevardastro, encontrado em 1985 e hoje a 1.48 UA da Terra, tem um nome estranho, mas que se explica facilmente: Brevard é o nome do condado do estado da Florida, EUA, onde se situa o Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral – e lá está sediado um muito activo clube de astronomia; o 6714 Montreal, detectado em 1990, tem o nome da importante cidade canadiana – está hoje a 1.658 UA do nosso planeta; o 4099 Wiggins, encontrado em 1988, tem o nome de um astrónomo contemporâneo, Patrick Wiggins, com uma longa história de educação no planetário de Salt Lake City, no Utah, EUA, e passa a 1.805 UA da Terra; o 3780 Maury foi encontrado em 1985 – hoje está a 1.827 da Terra; também tem o nome de um astrónomo destes tempos, Alain Maury, que descobriu vários asteróides que se aproximam da Terra; o 2044 Wirt, descoberto em 1950, também homenageia um astrónomo, Carl Wirtanen, bem conhecido pela sua actividade na descoberta de asteróides e em outras áreas – passa hoje a 1.998 UA do nosso planeta; por fim, o 1042 Amazone foi descoberto em 1925, e está a 2.279 UA da Terra – o seu nome vem da mitologia grega, e refere as lendárias mulheres guerreiras que nela existem.

E também temos um Amor, um Atenas e um Apollo nas proximidades (para perceber as diferenças entre eles, veja a imagem de ontem).

Em 1940, Robert Goddard oferece às forças armadas americanas todos os seus dados, patentes e instalações… mas a oferta é praticamente ignorada, só a possibilidade de usar foguetes para auxiliar os aviões a descolar merece ponderação. Em 1956, a RAND Corporation estuda o uso de um míssil Atlas para levar instrumentos científicos até à superfície da Lua. 1958 viu surgir a quarta versão dos planos militares americanos para colocar homens em órbita por volta do fim de 1960. Também se assistiu à falhada tentativa de colocar em órbita um satélite para estudar a magnetosfera terrestre, o Vanguard 2B,

Em 1959 a NASA enviou ao espaço duas criaturas (ou melhor, muitas, se incluirmos as larvas, as ovas, e por aí fora…) – um macaco Rhesus, Able, e um outro macaco, Baker; os dois animais não mostraram respostas alarmantes às diversas fases do voo, e foram recuperados em boas condições no regresso à Terra, ao fim de uma hora e pouco. Foi a primeira vez que isso sucedeu.

Em 1971, a sonda soviética Mars 3 envia um módulo de descida para a superfície de Marte; o engenho atinge-a (no hemisfério sul), aterra suavemente, e funciona… durante vinte segundos. Sobra o módulo orbital, que trabalha vários meses.

 

PS: às vezes é difíci saber de tudo o que se passa. Alan Bean, piloto do módulo lunar da missão Apollo 12, quarto homem a caminhar na Lua, faleceu no dia 26. Depois de terminada a sua carreira, Alan Bean dedicou-se durante muitos anos à pintura, e produziu inúmeros quadros sobre o espaço e as suas experiências. 

Classificação dos leitores
[Total: 3 Média: 5]