E para hoje, apenas um asteróide: o 5738 Billpickering, descoberto em 1989, que hoje está a 2.12 UA da Terra, e que tem o nome de William Pickering, um cientista que dirigiu o JPL durante 22 anos, até 1976; é um dos que seguram o Explorer 1 (primeiro satélite americano) na famosa fotografia da época (com Van Allen e von Braun). E temos também apenas um Apollo a passar a 0.085 do nosso planeta – pelo menos, que se saiba.

Não havendo muitas novidades para hoje, divaguemos um pouco: Buzz Aldrin, único sobrevivente da primeira missão trip

ulada à Lua, é a força motriz na criação do Human SpaceFlight Institute, que por enquanto tem apenas um site um tanto vazio: https://hsi.space/

E que tal foguetões que se auto-consomem no lançamento? Uma ideia engraçada, que está a ser desenvolvida por equipas universitárias da Escócia e da Ucrânia. A vantagem? Menos peso, menos lixo no espaço,,, lançamentos mais baratos e fáceis de gerir. Parece que o projecto tem pernas para andar – pelo menos enquanto não as gastar…

O telescópio espacial TESS, dedicado à procura de exoplanetas, continua a aproximar-se da sua órbta final; entretanto, já foi divulgada a primeira imagem que obteve. Mas a missão propriamente dita só começa em Junho.

Outra ideia daquelas bizarras: uma espécie de motor electromagnético que náo precisa de combustível? A ideia, a EmDrive, tem sido testada já há algum tempo, com resultados controversos – mas agora parece que se chegou à conclusão de que… não funciona. O que é natural, já que este motor espacial parecia querer escapar por entre as leis da física…

Em 1943, uma comissão governamental assistiu a demonstrações das V1 e V2 na Alemanha Nazi. Apesar do sucesso das V2 nesta apresentação, as duas armas acabaram por receber aprovação.

Em 1951, nasceu Sally Ride, de quem falámos há poucos dias, a primeira americana no espaço. No mesmo dia nasceu Mohammed Faris – primeiro sírio no espaço, que voou até à Mir com os soviéticos.

Em 1961, a cápsula Mercury em que Shepard tinha feito o seu voo suborbital foi exposta no Paris Air Show.

Em 1964, na URSS, é seleccionado um grupo de seis cosmonautas para as missões com a cápsula Voskhod (que possuía város lugares). Ao que parece, houve algumas discussões ferozes sobre a constituição deste grupo.

Em 1969, a Apollo 10 regressa à Terra, amarando no Pacífico nas proximidades de Samoa. Em 1973, a primeira missão tripulada ao Skylab executa um passeio espacial para tentar libertar um painel solar que não se abriu. Regista-se um falhanço.

Em 1980, a Soyuz 36 leva uma nova tripulação até à Salyut 6; É uma missão Intercosmos, e há a bordo um cosmonauta húngaro: B. Farkas.