De asteróides, é mais um dia fraco… Temos o 337044 Bobdylan, descoberto em 1996, vinte anos antes do autor e cantor cujo nome ostenta receber o Prémio Nobel da Literatura – está hoje a 1.468 UA da Terra; um pouco mais longe, a 1.848 UA, está hoje o 30444 Shemp, encontrado em 2000 – este tem o nome de Shemp Howard, um actor que fez parte do famoso grupo dos Three Stooges.

Não costumamos referi-los, mas claro que também há quotidianamente tráfego de cometas nas proximidades da Terra e do Sol. A larguíssima maioria dos cometas, porém, não é visível a olho nu e não desenvolve as belas caudas que vemos em fotografias… Esperemos que em breve surja um cometa realmente admirável.

Hoje chega à ISS a nave de carga Cygnus, por volta das 9.30 – com transmissão na NASA TV.

Lá longe, na órbita de Júpiter, a sonda Juno faz mais uma passagem próxima ao cimo das nuvens do gigante gasoso. Desta vez, a distância será de cerca de 3500 km. São de esperar mais algumas imagens epectaculares.

A 24 de Maio de 1962 foi lançada uma cápsula Mercury para a segunda missão orbital americana. O piloto era Scott Carpenter. Ao fim de menos de cinco horas, o regresso à Terra deu-se longe do local previsto, e o astronauta só foi recuperado ao fim de algumas horas de incerteza… Ao que parece, a NASA concluiu que o responsável pelo desvio tinha sido o próprio piloto, que pouco tempo depois deixou a carreira de astronauta.

Em 1968, a URSS planeia uma viagem de cosmonautas a vários países de África. Por trás dessa viagem parece esconder-se um desejo de familiarizar os cosmonautas com as constelações do céu meridional, com vista às futuras missões lunares.

Em 1969 faleceu Willy Ley, um autor alemão, mais tarde americano, que foi um dos principais divulgadores da ideia e dos planos para a exploração espacial.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]