Hoje há poucos asteróides a referir: o 4104 Alu foi descoberto em 1989, e tem o nome de um astrónomo americano contemporâneo, que já descobriu mais de 20 destes rochedos espaciais; o 8734 Warner foi encontrado em 1997, e também foi baptizado em honra de um astrónomo que se dedica ao estudo dos asteróides.

Hoje deverá ser enviada para a ISS mais uma nave de carga Cygnus, que será lançada da costa leste dos EUA, mas não do Cabo Canaveral, e sim da Virgínia. O foguetão será um Antares 230 da companhia Orbital ATK.

Em 1958, os planos americanos para uma presença humana militarizada no espaço davam passos decididos… embora ainda aguardassem os fundos que acabaram por não chegar.

Dez anos mais tarde, a URSS tem planeado um voo circum-lunar para daí a poucos meses. Os planos soviéticos nunca se concretizaram, já que o foguetão que estava em testes sofreu vários incidentes e acabou, como já vimos, por ser posto de lado.

Um ano depois, a Apollo 10 americana entrava em órbita lunar, enquanto cumpria o ensaio para a primeira descida na superfície lunar, daí a dois meses.

Em 2010, a JAXA, agência espacial japonesa, colocava em órbita a IKAROS, primeira vela solar a demonstrar cabalmente as potencialidades dessa tecnologia para a exploração espacial.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]