Hoje é um daqueles dias em que existem uma série de asteróides com nomes bem conhecidos. A começar com o 128036 Rafaelnadal – descoberto em 2003 na ilha de Maiorca, precisamente onde o melhor tenista do mundo em terra batida nasceu; mas também temos o 6469 Armstrong, descoberto em 1982, e que recebeu o nome do primeiro homem a pôr o pé na Lua; e que dizer do 4221 Picasso, excepto que foi achado em 1988, e que tem o nome do génio da pintura do séc. XX; o 224693 Morganfreeman, esse, foi identificado em 2006, e ficou com o nome do conhecido actor oscarizado (e que tem apresentado alguns documentários de cariz científico); passando para o reino da Geografia, temos o 2104 Toronto, que homenageia a grande cidade canadiana, que foi encontrado em 1963; e o 10377 Kilimanjaro, identificado em 1996, baptizado com o nome da maior montanha de África.

Em 1969, a Apollo 10 estava a caminho da Lua, onde fez uma espécie de ensaio final para descida da Apollo 11. Esta viagem teve várias curiosidades: a tripulação não adoeceu (isso tinha acontecido com todas as anteriores, mesmo que nada de grave tivesse acontecido), não teve muito que fazer (nem sequer foram necessárias grandes correcções de trajectória)… houve alguns problemas com a água, e os astronautas revelaram-se maus garfos – mas a comida estava longe de ser apetecível, como tinha sido comprovado por um voluntário que se considerava capaz de comer tudo, mas que ao fim de três dias estava farto da comida espacial. Começavam a surgir, porém, alimentos mais aceitáveis, que podiam ser consumidos à colherada em vez de simplesmente misturados com água e chupados.

Em 1971, a URSS lançou a sonda Mars 2 para o planeta vermelho. Apesar do módulo de superfície não ter conseguido aterrar suavemente, o módulo orbital funcionou correctamente durante meses. Foi a missão marciana de maior sucesso para a URSS…

Em 1974, foi oficialmente emitida a ordem de suspensão para os voos de teste do foguetão pesado soviético N1 – o que devia ter levado cosmonautas à Lua.

Em 1980, a NASA concluía a selecção do seu 9º grupo de astronautas. Os 21, que incluíam tanto pilotos como especialistas de missão, iam começar os seus treinos e qualificações. Com a frota de space shuttles em plena acção, era de prever que chegassem ao espaço em poucos anos…

Em 2004, a sonda japonesa Hayabusa fez uma passagem próxima à Terra, para conseguir assistência gravitacional para alcançar o seu alvo, o asteróide Itokawa.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]