Sim, estamos de volta. E como sempre, com os asteróides. Hoje há o 70713 Sethmacfarlane – um nome comprido para uma rocha espacial descoberta em 1999, que leva assim o nome de um conhecido actor e produtor, envolvido em séries de animação, mas também na nova versão do documentário Cosmos; continuando pelas bandas de Hollywood, temos o 78453 Bullock, encontrado em 2002, e com o nome de outra estrela de cinema, Sandra Bullock, que foi a protagonista do filme ‘Gravidade’, para concluir, o 439 Ohio é um velho conhecido, achado em 1898 (há 120 anos), que tem o nome do estado americano.

Não há muito mais a referir hoje; no campo do espaço privado, foi anunciado que a Bigelow Aerospace prevê lançar duas estações orbitais para clientes provados até 2021; e a Virgin Galactic tenciona acelerar os voos de testes da sua nave para levar turistas ao espaço.

Vamos então ao registo histórico. Em 1959, na URSS são elaborados planos para uma espécie de avião espacial, com asas móveis que se colocariam em posição para a aterragem. Claro que essa nave nunca chegou a ser construída.

Em 1966, os EUA fizeram uma primeira tentativa de executar uma missão de acoplagem em órbita entre uma nave Gemini e outra não-tripulada, a Agena. Porém, o lançamento desta correu mal, e terminou no oceano. A missão foi adiada para o início de Junho.

Em 1969, a sonda soviética Venera 6 alcança a superfície de Vénus. Mais um sucesso soviético, mas que aconteceu em pleno entusiasmo pelas sucessivas missões americanas de preparação para a chegada à Lua.

Em 1977, o cosmonauta soviético Bukreyev morreu num acidente com um avião.

Em 2004, o primeiro foguetão construído por amadores voluntários alcançou o espaço. Foi lançado no Nevada, nos EUA, e chegou aos 124 km de altitude.

Classificação dos leitores
[Total: 3 Média: 5]