Os asteróides, já aqui foi dito várias vezes, têm nomes que vêm de todas as áreas e campos. Hoje, por exemplo, temos em foco o 386622 New Zealand, descoberto em 2009; claro que ele poderia ter antes o nome maori do país: Aotearoa, a terra da longa nuvem branca… e o 4151 Alanhale, descoberto em 1985. Por acaso, hoje é o 60º aniversário desse mesmo senhor, Alan Hale, um astrónomo que, entre outras coisas, descobriu vários cometas.

No Maryland, EUA, hoje fala-se de Chicxulub e da extinção K-Pg (em tempos conhecida como K-T), aquela em que os dinossauros (e outros grupos de seres vivos) desapareceram. Infelizmente, a palestra não será transmitida na net.

Em 2001, foi neste dia que foi lançada a sonda Mars Odyssey, que é neste momento a que está há mais tempo activa em órbita do planeta vermelho. E hoje é também o 46º aniversário de Tim Peake, o segundo astronauta britânico (mas a sétima pessoa nascida no Reino Unido a ir ao espaço).

Em 1990 a China procedeu ao primeiro lançamento comercial da sua história, ao colocar em órbita um satélite de comunicações.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]