16260 Sputnik – eis um asteróide com um nome famoso. Foi descoberto em 2000. Para continuar no tema da actividade espacial soviética, em 1963 foi lançada a sonda Luna 4, com o objectivo de alcançar a Lua e nela pousar… mas a coisa não correu bem, e a sonda acabou por nunca alcançar o satélite natural da Terra.

Hoje a Space X procede (por volta das 20.30) ao lançamento de um Falcon 9 com uma cápsula Dragon, numa missão de abastecimento à ISS, a 14ª da companhia. Enquanto esta estação orbital prossegue no seu caminho, outra, a chinesa Tiangong 1, vai precipitar-se sobre a Terra, embora não se saiba exactamente quando e onde. De qualquer forma, é muito pouco provável que sobrevivam à reentrada atmosférica fragmentos de dimensões importantes. ou que estes venham a atingir zonas habitadas.

Em 1958, o presidente americano Eisenhower apresentou ao Congresso uma recomendação para que fosse criada uma nova agência, a NASA, de forma a que o país pudesse desenvolver um programa espacial pacífico e científico. Em 1959, foi seleccionado o primeiro grupo de sete astronautas americanos (que eram para ser apenas seis), depois de um processo que começou com a escolha de 110 pilotos militares que cumpriam as condições definidas. Deste sete (Shepard, Grissom, Glenn, Carpenter, Slayton, Schirra, Cooper), só Shepard caminhou na Lua. Grissom faleceu no incêndio da Apollo 1.

Em 1998, faleceu Eberhard Rees, o braço direito de von Braun durante o seu período americano.

Para terminar, uma ocorrência astronómica: hoje, Marte e Saturno estarão muito próximos no céu, separados por apenas 1.3 º de distância.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]