Hoje não há asteróides que mereçam referência; apenas dois da classe Amor que nem nome têm… embora passem bem mais perto da Terra do que os que aqui são referidos normalmente, e que estão maioritariamente na Cintura entre Marte e Júpiter.

Em contrapartida, temos dois lançamentos. A SpaceX pensa conseguir lançar hoje o TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), o que deverá ocorrer por volta das 22.30 TMG, depois de no dia 16 terem surgido alguns problemas com o foguetão; como de costume, tudo poderá ser visto em directo. Do outro lado do mundo, cerca de 15 minutos mais cedo, deverá ser lançado um Proton russo, que colocará em órbita um satélite de comunicações.

Mas voltemos ao TESS: este satélite vai efectuar uma série de manobras até alcançar a sua órbita final, fortemente elíptica. Vai observar 500000 estrelas ao longo de cerca de dois anos.

Em 2003, a Scaled Composites mostrou aos meios de comunicação a sua combinação entre o avião lançador White Knight e a nave SpaceShip One com que tencionava (e conseguiu) vencer o Ansari Xprize, destinado a quem conseguisse chegar ao espaço e repetir a façanha numa curta janela temporal. Depois disso, o negócio passou para as mãos da Virgin, ocorreu um acidente, e os prazos derraparam…

Em 2008, um Ariane lançado de Kourou pôs em órbita o primeiro satélite vietnamita: o Vinasat 1, destinado às comunicações.

Em 2014, a Space X lançou uma cápsula Dragon a caminho da ISS, mas o facto mais importante desta missão foi que pela primeira vez o primeiro andar do foguetão Falcon 9 estava provido de pernas para um regresso e aterragem suave na Terra.

Classificação dos leitores
[Total: 4 Média: 4.8]