Quanto a asteróides para hoje, temos o 6524 Baalke, descoberto em 1992; o 10799 Yucatán, a península mexicana (e estado), famosa pela presença dos Maias e da cratera de Chicxulub, que foi encontrado também em 1992; o 1776 Kuiper, que foi localizado em 1960, e que recorda um dos grandes nomes da História da Astronomia; e ainda o 13330 Dondavis, encontrado em 1998, e que honra um artista astronómico bem conhecido.

Hoje (ou talvez amanhã…), a Índia leva a cabo um lançamento: o foguetão PLSV (Polar Satellite Launch Vehicle) vai colocar em órbita o IRNSS 1I, um satélite de navegação que faz parte de uma constelação (conjunto de vários satélites com propósitos comuns).

Mas voltemos a 1970. Neste dia desse ano, foi lançada a célebre (por maus motivos) missão Apollo 13. Seria a terceira missão tripulada à Lua, mas, ao fim de dois dias de viagem, um incidente a bordo, com a explosão de um tanque de oxigénio, não permitiu aos astronautas cumprirem esse objectivo. Ainda assim, acabou por ser encarada como um triunfo, dado que foi conseguido que eles regressassem à Terra sãos e salvos, no dia 17.

E em 1961, tem lugar a contagem decrescente para o lançamento da Vostok 1… a primeira missão tripulada ao espaço. Gagarin e o seu substituto, Titov, passam o dia a rever a missão, enquanto o foguetão é colocado na rampa de lançamento e preparado. O almoço é feito de “comida espacial”, ou seja, chupado a partir de bisnagas. Gagarin é sujeito a város testes médicos, e mantém uma calma absoluta. Os dois cosmonautas vão-se deitar por volta das 21.30, e ficam a conversar no escuro. Daí a poucas horas, Gagarin torna-se o primeiro homem no espaço. Amanhã falaremos mais disso.

Em 1991, é dada a ordem para que a antena da sonda Galileo se abra. O comando não é cumprido, e nunca será, qualqer coisa bloqueia essa antena. Os cientistas vêem-se obrigados a “viver” com a antena de menor débito, e assim será até ao fim da missão.

Em 1995, faleceu T. Keith Glennan, que foi o primeiro administrador da NASA. Foi ele o responsável por levar von Braun e a sua equipa para a agência (antes, trabalhavam para o exército americano), e por transformar o programa de voos tripulados da Força Aérea no projecto Mercury.

Em 2006, a sonda europeia Venus Express entrou em órbita do segundo planeta do Sistema Solar.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]