Voltamos a começar com música que nos é lembrada pelos asteróides: o 4330 Vivaldi, descoberto em 1982, lembra o compositor italiano que viveu entre o século XVII e o XVIII; o 51828 Ilanramon, encontrado em 2001, homenageia o astronauta israelita que desapareceu no acidente do space shutttle Columbia; e o 13688 Oklahoma, detectado em 1997, leva o nome do estado americano – foi o primeiro asteróide a ser descoberto num observatório desse mesmo estado.

E faz vinte anos que foi descoberto um meteorito no Sahara, baptizado Dar al Gani 476, que se revelou mais um fragmento de Marte que viajou até à Terra.

Recuando um pouco mais, foi neste dia em 1930 que Plutão recebeu o seu nome oficial. O agora planeta-anão ficou com o nome do deus grego do submundo, que foi proposto por uma jovem de 11 anos.

Recuando um bom bocado mais… Em 1006 surgiu nos céus terrestres aquela que se pensa ter sido a mais brilhante estrela jamais observada (à excepção do Sol, claro). A supernova que foi registada na China, Japão, Médio Oriente e Europa, parece ter sido observável em pleno dia. O que restou dela só foi identificado em 1965 na constelação meridional do Lobo (Lupus).

Avancemos agora. Em 1932, Tsiolkovsky faz o seu último discurso radiofónico, no qual prevê que no espaço de 20 a 30 anos a Humanidade alcançaria o espaço. Acertou.

Quatro anos mais tarde, um certo von Braun junta-se à Luftwaffe, a força aérea alemã – e precisamente um ano mais tarde, entra para o partido Nazi. Três anos depois, recebe uma pormoção, no seio das SS. Um passado branqueado com a melhor lixívia…

Em 1958. Korolev toma a decisão de avançar para voos tripulados orbitais, deixando de lado os testes suborbitais (como foram os dois primeiros voos espaciais americanos). Em 1959, o novo Centro que a NASA estava a construir no Maryland recebeu o nome de Goddard, pioneiro americano na pesquisa com foguetões.

Em 1960, um dos famosos aviões-espiões americanos U2 foi abatido sobre a URSS. O piloto era Francis Gary Powers.

Em 1974, a URSS decide pôr fim ao programa do lançador pesado N1. Com ele morrem também os planos para uma base lunar, uma estação orbital, sondas para colher amostras de solo em Marte e enviar missões tripuladas ao planeta vermelho, e um radiotelescópio espacial, com uma antena de 100 m de diâmetro. Julga-se que tudo isso poderia estar a poucos anos da realidade se o programa tivesse prosseguido – um enorme passo atrás na exploração espacial. Dois anos depois, o pessoal envolvido tentou “ressuscitar” o programa, mas não conseguiu.

Em 1988 faleceu Robert A. Heinlein, conhecido autor americano de ficção científica, e inspirador (até certo ponto) do famoso programa Star Wars lançado pelo presidente Ronald Reagan. Entre os seus livros salientam-se Um Estranho numa Terra Estranha, Starship Troopers, e outros títulos mais ou menos militaristas, libertários e controversos.

Classificação dos leitores
[Total: 3 Média: 5]