Viajantes do dia

Para hoje, temos o 9954 Brachiosaurus, descoberto em 1991, e o 10916 Okina-Ouna (duas pequenas sondas que seguiram com a Kaguya, uma sonda lunar japonesa, há mais de dez anos; e também personagens de um conto tradicional japonês), descoberto em 1997. Ambos passam a quase 2 UAs da Terra. Ligeiramente mais perto, o 761 Berkeley. É um corropio.

Valeri Korzun

Noutros tempos, os nomes de astronautas e cosmonautas eram todos conhecidos, era um grupo restrito. Hoje em dia, são muitos. Korzun é um cosmonauta com duas estadias no espaço, num total de 381 dias; e quatro passeios espaciais. Cumpre hoje 65 anos.

ESA

Em 2003 a ESA inaugurava uma estação para manter contacto com sondas distante, na Austrália, em New Norcia, a 1500 km de Perth. Tem uma antena parabólica de 35 m, e foi a primeira da rede estabelecida pela agência.

Gelo na Lua

Em 1998, foi anunciado que a sonda Lunar Prospector tinha encontrado provas da presença de gelo no fundo das crateras polares da Lua. A ideia era, e continua a ser, que tal facto ajudava à futura instalação de bases humanas no nosso satélite natural. Mas podemos esperar sentados, claro.

1958

Os EUA tentaram lançar o Explorer 2, que seria o seu segundo satélite. O motor do quarto andar do foguetão Jupiter C não entrou em ignição, e o satélite de 5 kg não foi a lado nenhum (excepto o solo)

1967

Nesta data, os soviéticos dão início a uma experiência em que três elementos passam um ano num ambiente fechado, sob estudo médico constante

Voyager

Neste dia em 1979 a sonda Voyager 1 passou pelo ponto mais próximo de Júpiter na sua trajectória… quase a 350 000 km do planeta gigante. As imagens que obteve permitiram a descoberta de vulcanismo activo em Io (como fora previsto num artigo publicado pouco tempo antes).

Venera 14

E em 1982, esta sonda soviética pousou em Vénus. Resistiu 57 minutos (estava previsto que durasse 32). Tirou uma fotografia famosa, e determinou a composição das rochas na superfície, descobrindo que eram semelhantes a um tipo de basalto terrestre.