Afinal havia outros…

Em 1978, o checo Vladimir Remek tornou-se o primeiro homem não americano nem soviético a ir ao espaço, seguindo para a Salyut 6, na Soyuz 28.

 

Pioneer

Em 1972 foi lançada a Pioneer 10, a primeira sonda interestelar enviada da Terra. Alguns anos mais tarde ofereceu-nos as primeiras imagens próximas de Júpiter, e depois seguiu em direcção ao espaço profundo. Um dia, daqui a muitos anos (cerca de 2 milhões… coisa pouca), alcançará as vizinhanças de Aldebaran, aquela estrela vermelha que vemos como o olho do touro, na constelação do mesmo nome…

 

Rosetta

A missão acabou em 2016, mas hoje celebramos o seu lançamento, neste dia de 2004. Foram muitos anos no espaço, com voltas e mais voltas, até alcançar o seu alvo, uma minúscula mistura de pedra e gelo perdida na imensidão do espaço, em 2014. A Rosetta levava às costas o pequeno módulo Philae que desceu até à superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

 

1977

Outro voo (o quinto) do Enterprise em cima de um Boeing 747. Os testes prosseguiam. O voo durou 1 hora e 39 minutos, e foi tripulado.

 

1986

Morreu Theodor Poppel. Quem? Era um daqueles engenheiros alemães da equipa de von Braun que tinham ido para os EUA no fim da II Guerra Mundial. Era especialista nas operações de apoio no solo, para as V2  e depois para os foguetões americanos, e foi um dos criadores do enorme tractor que levava o Saturn V para a rampa de lançamento.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]