Um nome grande

!828: nascia Júlio Verne, um dos mais conhecidos autores de ficção científica e aventura de sempre. O rigor científico (à medida da época) foi uma constante preocupação na sua escrita. Da Terra à Lua, Vinte Mil Léguas Submarinas, Viagem ao Centro da Terra (um favorito pessoal) e outros títulos que ficaram para a história. Foi um autor prolífico, e as suas obras já foram adaptadas milhentas vezes a outros meios. Alguns dos que reconheceram a sua influência nas suas carreiras foram Saint-Exupéry, von Braun e Gagarin.

 

Um nome enfeitiçado

O asteróide 378214, descoberto em 2007, é um pequeno objecto que orbita o Sol numa trajectória peculiar. Além de passar hoje pelo ponto mais próximo do nosso planeta, ele cruza a órbita de Marte. Vai daí, os seus descobridores resolveram dar-lhe um nome com ressonâncias bélicas também. Calculo que tinham uma certa preferência por uma obra de fantasia muito conhecida. E assim, este asteróide recebeu o nome de… Sauron.  Também há um Bilbo, mas o Frodo e o Gandalf ainda não foram recordados.

 

Uma missão em preparação

A missão JUICE (Jupiter Icy Moons Explorer) da ESA tem lançamento previsto para Maio de 2022. Entretanto, vão tendo lugar reuniões preparatórias, como a que tem hoje lugar no ESTEC (centro científico e técnico da ESA, na Holanda), onde se vão juntar os grupos envolvidos na missão, para se inteirarem do andamento das diversas tarefas, das actividades futuras e dos prazos a cumprir. Daqui a onze anos e meio, em Outubro de 2029, esperemos poder estar a celebrar a chegada da sonda à órbita do gigante gasoso.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 4]